McLaren apresenta carro do futuro para a Formula 1

McLaren apresenta carro conceito de Formula 1
McLaren MP4-X: carro conceito para Formula 1 tem foco em segurança e tecnologia

A McLaren apresentou nesta semana um carro de Formula 1 conceito para o futuro da categoria, o modelo MP4-X. O novo modelo mostra como a McLaren enxerga o futuro do automobilismo e da Formula 1 tendo como objetivo maior a segurança dos pilotos.

No quesito segurança, o que chama mais atenção é o cockpit fechado. A montadora afirma que pensou nisso por conta de acidentes sérios ou fatais para pilotos de carros do tipo fórmula. Aplicação de outras tecnologias no vidro poderia melhorar a visibilidade em ocasiões de sol muito forte ou de chuva intensa.

McLaren apresenta carro conceito de Formula 1
McLaren MP4-X: carro imagina cockpits fechados para a Formula 1

A McLaren cita uma frase de um de seus pilotos de Formula 1. “Eu era um dos muitos pilotos que diziam que cockpits abertos tinham que continuar assim, mas eu acho que agora chega. Não podemos continuar com esse tipo de acidente acontecendo tanto quanto nos últimos anos”, afirmou Jenson Button, de acordo com a companhia.

Outro ponto importante para segurança é a presença de sensores. Eles poderiam analisar o carro e fornecer alertas antes que qualquer problema grave acontecesse.

McLaren apresenta carro conceito de Formula 1A McLaren também analisa a mudança nas fontes de energia para carros. A empresa fala sobre a possibilidade de uso de energias alternativas, como a elétrica, para corridas. A Formula E, categoria somente para carros elétricos, é citada como exemplo. A empresa explica que o MP4-X usa células para captação de energia solar na superfície externa. Bateria espalhadas pelo carro armazenariam essa energia.

A McLaren afirma que toda a parte aerodinâmica é móvel. Com isso, seria simples e rápido fazer mudanças e comportar diferentes fontes de combustível, entre outras inovações tecnológicas.

Ainda não existe nenhuma previsão de que o modelo criado corra na Formula 1, ou que a categoria adote cockpits fechados para garantir maior segurança ao pilotos.