Oscar 2016: Veja os vencedores do maior prêmio do cinema que teve protesto contra racismo, Leonardo Di Caprio, Lady Gaga; animação brasileira perde

Oscar 2016: Veja os grandes vencedores da 88ª edição do prêmio
Mad Max foi o grande vencedor da noite ao conquistar seis prêmios

 

Oscar 2016: A cerimônia do Oscar aconteceu neste domingo (28) em Los Angeles . O filme Spotlight – Segredos Revelados, do diretor Tom McCarthy, levou o prêmio de melhor filme, deixando para trás os favoritos  O Regresso, Mad Max e A Grande Aposta. O longa, acompanha a investigação de um grupo de jornalistas sobre casos de abuso sexual de crianças por padres.

 

Leonardo-Dicaprio
Leonardo Dicaprio levou o prêmio de melhor ator

O grande vencedor da noite em número de estatuetas foi Mad Max, que conquistou seis prêmios, todos em categorias técnicas. Em seguida, O Regresso aparece com três vitórias: fotografia, para Emmanuel Lubezki; diretor, para Alejandro Iñarritú; e o prêmio de melhor ator, para, finalmente, Leonardo Di Caprio.

 

Outra surpresa da noite foi a vitória de Ex Machina por efeitos visuais. O longa sobre inteligência artificial deixou para trás Mad Max, Perdido em Marte, O Regresso e Star Wars. Sam Smith, conquistou o Oscar no lugar de Lady Gaga na categoria de canção original, com Writing’s on the Wall, do filme 007 Contra Spectre.

atriz-brie-larson-oscar-2016
Brie Larson vencedora do prêmio de melhor atriz no Oscar 2016

 

 

 

 

 

 

Os outros atores premiados ganharam em sua primeira indicação. Brie Larson levou o prêmio de melhor atriz por “O quarto de Jack”.
A sueca Alicia Vikander foi melhor atriz coadjuvante por “A garota dinamarquesa”. Mark Rylance foi melhor ator coadjuvante por “Ponte dos Espiões”.

Lady Gaga na cerimônia do Oscar 2016
Lady Gaga na cerimônia do Oscar 2016

 

 

 

 

             Filme brasileiro A animação brasileira “O menino e o mundo” perdeu o Oscar para “Divertida mente”.

Lady Gaga subiu ao palco para cantar a música “Til it happens to you”, do filme “Hunting Ground”, que foi indicada ao Oscar de melhor canção original. Um grupo de vítimas de violência sexual ficou ao lado dela enquanto ela cantava e tocava piano. Gaga perdeu o prêmio de canção original para Sam Smith.

 

Chris Rock apresentou o Oscar e fez sátiras quanto à discussão sobre racismo
Chris Rock apresentou o Oscar e fez sátiras quanto à discussão sobre racismo

Controvérsia racial – Assim que foram divulgados os indicados do ano, a Academia se tornou alvo de críticas pela falta de indicações para negros. Atores negros, como Will Smith, e diretores, como Spike Lee, anunciaram seu boicote à cerimônia.

Contra as expectativas, muitas personalidades negras compareceram à premiação. Ficou nas mãos de Chris Rock, o apresentador da festa, dar um jeito de contornar o assunto. Com um ótimo jogo de cintura e a acidez necessária, o comediante ironizou a polêmica ao logo de toda a premiação. Disse que não podia boicotar nada, já que está desempregado.
Veja a lista com os principais prêmios do Oscar 2016

Ator
Leonardo DiCaprio, “O Regresso”

Atriz
Brie Larson, “O Quarto de Jack”

Filme
“Spotlight – Segredos Revelados”

Direção
Alejandro G. Iñarritu, “O Regresso”

Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander, “A Garota Dinamarquesa”

Ator Coadjuvante
Mark Rylance, “Ponte dos Espiões”

Efeitos Visuais
“Ex Machina”

Animação
“Divertida Mente”

Curta-Metragem
“Stutterer” – VENCEDOR

Filme Estrangeiro
“O Filho de Saul” (Hungria)

Canção Original
“Writing’s On The Wall”, de “007 contra Spectre” (Jimmy Napes/Sam Smith)