Candidata do MasterChef Brasil 2016 é eliminada com “king crab”; veja resumo do programa (16/08) e os dois candidatos que vão disputar a grande final

masterchef-brasil-2016-final
Da esq. para a direita : Ana Paula Padrão apresentadora do MasterChef Barsil e os jurados Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça

Em uma prova totalmente tensa e muito disputada o MasterChef Brasil 2016 desta terça- feira (16 de agosto) definiu os dois cozinheiros que vão disputar a grande final da terceira temporada. Os chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin tiveram a difícil missão de julgar pratos de bons cozinheiros. Em prova de eliminação difícil no programa apresentado por Ana Paula Padrão na Band, os participantes cozinharam o king crab, um caranguejo gigante.

Semifinalistas utilizam equipamento profissional
Da esq. para a dir. > Bruna, Raquel e |Leonardo participam da semifinal do Masterchef Brasil 2016

Resumo do programa

Na primeira tarefa,os três candidatos foram desafiados a manipular equipamentos de cozinha profissional que só existe em grandes restaurantes. Bruna, Leonardo e Raquel tiveram que desenvolver uma receita usando o equipamento que coube a cada um deles.

Leonardo pegou um defumador frio.”Precisa saber administrar bem para defumar o produto. Mas tem que ter cuidado para não mudar o sabor”, explicou Jacquin. Já Raquel ficou com o sifão. “Ele normalmente é usado para fazer o chantilly do morango. Hoje em dia faz espuma, creme, molho. Use a criatividade”, indicou o chef. E Bruna teve que usar o termocirculador na receita. “Serve para cozinhar o alimento a baixa temperatura e longas horas. E usando o vácuo deixa mais macio e saboroso”, comentou Jacquin.




Primeiro candidato na grande final

O paulista Leonardo foi o primeiro a garantir lugar na final depois de derrotar Bruna e Raquel em uma prova de manuseio de equipamentos profissionais. Na avaliação dos chefs o empresário fez um bom trabalho ao usar um defumador no preparo de um pargo (peixe) com endívias assadas.

O misterioso ” king crab”

Na segunda tarefa, Bruna e Raquel protagonizaram um duelo de gigantes para definir quem ficaria com a outra vaga. “Vamos testá-las com uma prova diferente de todas que já tiveram no Masterchef”, anunciou Fogaça. “É um ingrediente que pode ser servido frio, grelhado, no vapor, e dá muitas possibilidades na cozinha”, adiantou Jacquin. As duas cozinheiras amadoras tiveram que preparar um king crab, um caranguejo gigante. A proteína é nobre e rara e precisava brilhar no prato.




>> O que é king crab?   Originários das águas geladas do Chile, da Argentina e do Alasca, os caranguejos gigantes são uma iguaria exótica na mesa dos brasileiros. Chamados de king crab (caranguejo real, em tradução literal), podem pesar até dois quilos, com patas que podem chegar a mais de um metro, de uma ponta a outra.

Valorizado pela alta gastronomia mundial, esse crustáceo tem um sabor normalmente
definido como um meio-termo entre o do caranguejo comum e o da nobre lagosta.

 

 

raquel-eliminada-masterchef-brasil-2016
Raquel Novais é eliminada do MasterChef Brasil 2016

Os pratos

Bruna preparou uma salada fria de king crab desfiado com molho de creme de leite e baunilha. Apesar de o sabor ter agradado aos jurados pela sutileza, ela recebeu críticas pela apresentação. O mesmo aconteceu com Raquel, que serviu a carcaça do caranguejo.
“Parece que isso aqui já foi usado”, apontou Paola.

Apesar dos erros, as duas terminaram a tarefa com muitos elogios. “Para nós, vocês duas são as cozinheiras mais talentosas que já passaram pelo ‘MasterChef’. Estão prontas para casar”, disse Jacquin, corrigido prontamente por Paola. “Por que para casar? Elas estão prontas para comandar um restaurante estrelado”, disse a chef. Rápido, Jacquin explicou que estava se referindo ao casamento com a profissão. “Casamento a gente pode mudar, mas essa profissão é para o resto da vida”, discursou




 

> Despedida com emoção e eliminação
Bruna e Raquel agradeceram o aprendizado ao longo da jornada na competição e emocionou os jurados que classificaram a prova de ‘final antecipada’: “Vocês são duas excelentes cozinheiras. Mas quem vai disputar a final do MasterChef é Bruna, anunciou Jacquin, que fez questão de acompanhar Raquel até a porta. “Vou levar para a vida inteira essa jornada no MasterChef. Foi uma das experiências mais marcantes. Tenho muito respeito por esse avental. Sou grata pela oportunidade”, agradeceu Raquel Novais.

 

leo-e-bruna-masterchef-brasil-2016
Leonardo e Bruna disputam a grande final do MasterChef Brasil 2016

Leonardo e Bruna disputam a final da terceira edição do MasterChef que vai ao ar na próxima terça-feira (23 de agosto), na Band a partir de 22h.

 

Prêmios

O vencedor ganha R$ 150 mil, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris na França, e o troféu de MasterChef. O segundo lugar também ganha o curso na Le Cordon Bleu do Canadá.

> Saiba mais no site do MasterChef Brasil 2016