MasterChef Brasil: Candidata serve carne de pato crua e é eliminada; internet comemora;Deborah perde o controle com Fogaça;veja resumo do tenso episódio e “Top 5”

masterchef-brasil-2017-restaurante-tuju-




No episódio desta terça-feira (25 de julho) os participantes do MasterChef Brasil 2017 tiveram a oportunidades de trabalhar pela primeira vez em uma cozinha profissional. Eles foram ao restaurante Tuju em São Paulo; um dos mais sofisticados e premiados do Brasil e um dos poucos a ter uma estrela Michelin.

Logo na chegada ao restaurante , a apresentadora Ana Paula Padrão distribuiu um presente especial aos seis cozinheiros amadores: cada um recebeu um dólmã – espécie de casaca que usada por cozinheiros e que simboliza os Chefs de Cozinha.

 

masterchef-brasil-participantes-restaurante-spNa primeira prova do programa os participantes precisam preparar um menu baseado na culinária do Chef Ivan Ralston na cozinha de seu conceituado restaurante, o Tuju – que tem culinária brasileira e valoriza os vegetais.

Os candidatos foram divididos por sorteio em duplas que trabalharam em “praças” : Aperitivos e Entradas – Deborah e Leonardo; Prato Principal – Mirian e Valter e Sobremesa – Michele e Vitor Vieira. Eles tiveram uma hora e meia para preparar o menu. No geral todos conseguiram efetuar um bom trabalho; os convidados do restaurante; jurados e o Chef Ivan Ralston aprovaram o cardápio servido.




Confusão entre Fogaça e Deborah que perde o controle
Deborah Werneck perdeu completamente a estabilidade emocional e bateu de frente com o Chef Henrique Fogaça durante prova tensa nesta terça-feira (25). Os dois trocaram farpas e ironias depois que ela foi questionada pelo Chef sobre o pano que caiu dentro da panela de sopa e a candidata bateu a sopa assim mesmo.”Eu nunca vi uma cozinha tão sem energia, cadê a comunicação? Querem ser profissionais? Está todo mundo patético, aqui. Cadê o mini milho, Deborah? Você bateu a sopa com o pano dentro [da panela]”, disse o chef, aos gritos, lembrando do incidente ocorrido com a cozinheira em um momento anterior.

“Sim, chef. Mas eu não vi, não vi, chef”, reforçou ela, com cara de poucos amigos. “A coisa está feia, hein?!”, respondeu Fogaça. “Está mesmo!”, rebateu a carioca.Fogaça se surpreendeu com a audácia da cozinheira amadora e ameaçou. “[A coisa] está feia mesmo. Tira o avental e vai embora!”, avisou o veterano. “Pode entregar o avental agora?”, ironizou Deborah, não se intimidando.

masterchef-brasil-2017-discussao-deborah-fogacaErick Jacquin não gostou do episódio, tomou as dores do colega e chamou Deborah de “arrogante”. “Não se fala isso [para o chef]. Se você tivesse feito isso comigo, você já estaria na rua. Na hora”, garantiu o francês. Mais tarde, quando os dois se reencontraram, Deborah pediu desculpas a Fogaça. “Me desculpa. Estava nervosa naquele momento.”

Reincidente
Deborah já havia demonstrado irritação com um dos chefs do programa;depois que teve o seu prato criticado. Na ocasião, a carioca se recusou a estender a mão e cumprimentar Erick Jacquin. “Está cansada de nós?”, perguntou o chef. “De jeito nenhum”, respondeu ela. “Não quer nem pegar na minha mão. Eu preciso concordar com a Paola. Uma hora para fazer essa m**** “, completou Jacquin.




De volta ao estúdio do MasterChef

Já na cozinha do MasterChef os Chefs Paola Carossela, Erick Jacquin e Henrique Fogaça anunciaram que Valter e Michele se saíram melhor na cozinha profissional do restaurante Tuju e subiram para o mezanino. Na prova de eliminação, os cozinheiros tiveram uma hora e 15 minutos para desossar e rechear um pato, para depois apresentá-lo acompanhado de um molho e uma guarnição.

Victor Vieira e Deborah foram os destaques da prova (sendo ela a vencedora). Victor fez um Magret de pato recheado com purê de castanhas e molho de figo com vinho do porto. Os chefs disseram que o ponto do pato estava “meio cru”. Havia muito alho poró e a apresentação foi chamada de “tosca” por Paola. Deborah fez um magret recheado com farofa de milho, com maçã assada e molho de laranja e mel. Embora estivesse ácido, o molho foi elogiado. A colocação da farofa de milho no recheio, por outro lado, foi criticada.

Leonardo serviu um Magret recheado de pêra e cebola, com batata Anna e molho de vinho branco. O molho foi criticado por estar com manteiga visível, assim como o recheio, que tinha pera e cebola cruas, quando deveriam ter sido caramelizadas. Mirian fez um magret recheado de coxa, bacon e cogumelos, com purê de castanha, abóbora e molho de vinho tinto. Os jurados reclamaram que o molho estava muito gorduroso e ácido, enquanto a carne estava crua no centro, com gordura branca.

mirian-cobre-masterchefApós as avaliações, os Chefs anunciaram a saída de Mirian Cobre. A cirurgiã dentista de 57 anos disputou a permanência no programa com Leonardo Santos, o seu parceiro fiel. Eleita a “grande vilã” desta temporada, ao sair do “MasterChef”, Mirian fez uma auto-análise de sua participação no reality show gastronômico e reconheceu as dificuldades que encontrou ao longo do caminho. “O programa me proporcionou ‘viagens’ incríveis, mas a maior de todas foi por dentro de mim mesma. Corrigi muitos defeitos, como esse gênio forte que eu tenho, a maneira como falo [com as pessoas]. Então, aprendi a me controlar um pouco mais, ser mais calma”, disse ela, em conversa com Ana Paula Padrão.

Questionada se faria alguma coisa diferente, Mirian foi categórica. “Talvez eu faria laços completamente diferentes, mas conviver em grupo é muito difícil. Eu acho que foi isso que me fez mudar, rever os meus conceitos e ver a personalidade de cada um ”




Internet comemora saída de Mirian
A eliminação de Mirian Cobre quebrou a internet. A decisão dos Chefs ganhou o apoio dos internautas. Ao todo, mais de 176 mil mensagens com a hashtag #MasterChefBR foram disparadas no Twitter, a grande maioria comemorando a saída da cirurgia dentista, o que fez com que o talent show culinário virasse trending topic mundial na rede social.

Mirian foi alvo de alfinetas na web desde o começo do programa, principalmente pelo seu temperamento difícil nas provas em equipe. Ela chegou a se desentender com Fabrizio Barata, ValterHerzmann e Deborah Werneck. Por outro lado, sempre contou com uma torcida que ressaltava a sinceridade da candidata.
>> O MasterChef Brasil 2017 estreou com 21 participantes. Agora restam 05 cozinheiros em busca do título de melhor cozinheiro do Brasil. Seguem no jogo:  Déborah, Leonardo, Michele, Valter e Victor Vieira

O grande vencedor leva o troféu de MasterChef R$ 200 mil, uma bolsa em uma escola francesa de gastronomia em Paris (Le Cordon Bleu em Paris), além de R$ 1 mil em compras durante 12 meses no cartão Carrefour. O segundo colocado ganha uma bolsa de estudos na escola de gastronomia Le Cordon Bleu em Ottawa- Canadá $ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour.

Pesadelo na Cozinha com Erick Jacquin

erick-jacquin-pesadelo-na-cozinha-2017




O “Pesadelo na Cozinha” é a versão brasileira do formato britânico “Ramsey’s Kitchen Nightmares”. No programa, o chef de cozinha francês Érick Jacquin vai a diversos restaurantes à beira da falência, tentando de alguma forma, salvá-los, através da mudança no cardápio, repaginação no salão e até demissões.  

O reality é exibidos todas as quintas-feiras às 22h30 na Band.

>> Assista aos episódios  de Pesadelo na Cozinha e veja + informações