MasterChef Brasil 2017 define dupla para a grande final; candidato eliminado passa por problema pessoal; veja resumo do programa

4ªtemporada-masterchef-brasil-novidades
Os Chefs e jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin; e a apresentadora Ana Paula Padrão



A semifinal do MasterChef Brasil 2017, exibida nesta terça-feira, 15 de agosto, além de muita tensão, apenas com três cozinheiros, teve uma surpresa que exigiu técnica, reprodução e muita criatividade dos participantes: Deborah Werneck, Michele Crispim e Valter Herzmann tiveram de reproduzir pratos dos campeões das temporadas anteriores do MasterChef: filet mignon com couve-flor roti e purê de limão (Elisa Fernandes), ravióli de pupunha com abóbora defumada e molho de cogumelos selvagens (Izabel Alvares) e polvo grelhado com arroz vermelho de pancetta e emulsão de hortelã (Leonardo Young).

A apresentadora Ana Paula Padrão convidou os três campeões do MasterChef: Izabel (2014), Elisa (2015) e Leonardo Young (2016). Valter escolheu o prato de Leo, Deborah escolheu o prato de Izabel e Michele reproduziu o prato de Elisa. Eles tiveram uma hora para executar a prova.

pratos-semifinal-masterchef-brasil-2017
Foto: 1.Prato de Izabel (vencedora de 2014) – 2.Prato de Elisa (vencedora de 2015) – 3.Prato de Leonardo Young (vencedor de 2016) – 4. Terrine (prova de eliminação)

Os Chefs Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça avaliaram os pratos: “Michele, seu prato não está igual. Seu purê está muito cítrico e a carne não ficou no mesmo ponto”, indicou Jacquin. Segundo os Chefs, Debora fez um trabalho de reprodução. “Não senti o defumado, mas o sabor estava bom”, afirmou Paola. Na avaliação de Valter, os chefs constataram que a emulsão desapareceu. “O polvo cozinhou por muito tempo. Não precisava de tantos minutos na panela”, orientou Fogaça.
Deborah venceu a prova e garantiu sua vaga na final – “Após nossa degustação e avaliação. Quem vai subir é Deborah”, anunciou Jacquin.




Última prova de eliminação
Na última prova de eliminação da temporada, Michele e Valter tiveram de preparar um Terrine. Entrada clássica da culinária francesa, o Terrine em Croûte pode ser recheado com carne suína ou bovida, assada em massa podre ou folheada. Além da entrada, os dois competidores também tiveram de preparar um prato principal de autoria própria que harmonizasse com o Terrine. Eles tiveram duas horas e meia para completar a prova.

Valter apresentou uma terrine de carne e o prato principal foi um filé mignon ao molho de mostarda. Já Michele fez a terrine de porco e um ragu de pato com cama de legumes. Na avaliação, os Chefs criticaram Valter pelo uso do bife ancho e disseram que a massa ficou seca. Já no prato principal, os Chefs disseram que Valter ficou na zona de conforto ao repetir um prato que já havia sido feito durante o reality; ele preparou um filé mignon ao molho de mostarda, onde o molho estava grosso, mas o ponto da carne estava perfeito.

valter-masterchefPara Michele, a terrine dela faltou cremosidade e firmesa no recheio. “O sabor não ficou agradável. Está bem de forma, mas muito mal de conteúdo”, disse Paola. Já o prato principal surpreendeu os jurados. “Está bem feito, saboroso. Foi uma ousadia boa”, disse Jacquin. Michele fez ragu de pato em folha de repolho e legumes confit com batata.

O Chef Henrique Fogaça anunciou o resultado: Valter, sua terrine saiu do óbvio mas acabou virando um bolo de carne. Michele, sua terrine ficou com a massa seca e o recheio faltou sabor”, contou Fogaça. “A batata estava boa, a carne no ponto certo, mas o molho ficou muito grosso. Valter trabalhou na zona de conforto e Michele foi mais ousada. Por esses motivos, Michele: você vai para a final”, completou.




Problemas pessoais

Valter Herzmann, de 40 anos, foi eliminado e ao deixar a cozinha, em conversa com Ana Paula Padrão o catarinense explicou que problemas pessoais afetaram seu desempenho na semifinal. “Eu perdi o foco. Estou cheio de problemas. A minha vida pessoal está um desastre fora daqui. Roubaram a minha casa, bateram no meu carro, minha relação está complicada… Isso fez com que eu perdesse o foco, o resultado é que eu cozinhei pensando na minha vida e não na minha comida”, resumiu.

Apesar da eliminação, Valter garantiu estar contente com o terceiro lugar e a experiência vivida no programa. “Cheguei longe, fiquei em terceiro lugar, com sete vitórias individuais ao longo da temporada, só a Deborah igualou a mim. É uma experiência que vou levar para a vida toda”, afirmou ele, que pretende agora abrir o seu próprio restaurante.




Participantes e Prêmios 

>> O MasterChef Brasil 2017 estreou com 21 participantes. Agora, depois de uma semifinal emocionante, Deborah Werneck e Michele Crispim disputam o título de melhor cozinheira do Brasil.  A grande final do MasterChef Brasil 2017 acontece na terça-feira, dia 22 de agosto, a partir das 22h30, e o resultado será anunciado ao vivo direto dos estúdios do Grupo Bandeirantes.

>> A transmissão ao vivo pela internet poderá ser vista no Portal, dia 22/08 a partir da 22h30 – clique aqui

A grande vencedora leva o troféu de MasterChef R$ 200 mil, uma bolsa em uma escola francesa de gastronomia em Paris (Le Cordon Bleu em Paris), além de R$ 1 mil em compras durante 12 meses no cartão Carrefour. A segunda colocado ganha uma bolsa de estudos na escola de gastronomia Le Cordon Bleu em Ottawa- Canadá $ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour.




MaterChef Brasil e Profissionais

Lançado em 2014, o MasterChef Brasil  já teve outras três edições: Leonardo Young venceu a terceira temporada, em 2016 (veja como foi a final)Izabel Alvares, a segunda edição, em 2015; e Elisa Fernandes, a primeira edição, em 2014.

O MasterChef Brasil 2017 vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, na Band. A atração também é exibida às sextas-feiras, às 19h20, no Discovery Home & Health, com reapresentação aos domingos às 21h45. > Site do Masterchef Brasil 2017

>> MasterChef Profissionais
Dayse Paparoto venceu o MasterChef Profissionais que teve a final em 13 dezembro de 2016; Marcelo Verde ficou em segundo lugar.  A segunda temporada do MasterChef Profissionais está com inscrições abertas, veja aqui 

Pesadelo na Cozinha com Erick Jacquin

erick-jacquin-pesadelo-na-cozinha-2017




O “Pesadelo na Cozinha” é a versão brasileira do formato britânico “Ramsey’s Kitchen Nightmares”. No programa, o chef de cozinha francês Érick Jacquin vai a diversos restaurantes à beira da falência, tentando de alguma forma, salvá-los, através da mudança no cardápio, repaginação no salão e até demissões.  

O reality é exibidos todas as quintas-feiras às 22h30 na Band.

>> Assista aos episódios  de Pesadelo na Cozinha e veja + informações