MasterChef Brasil 2017 define os três semifinalistas; muita tensão com convidados; candidato tido como grande favorito é eliminado; veja resumo do programa

masterchef-brasil-2017
Os Chefs e jurados Erick Jacquin; Henrique Fogaça, Paola Carosella e a apresentadora Ana paula Padrão



Agora só restam três participantes no MasterChef Brasil 2017. O episódio exibido nesta terça-feira (08 de agosto), definiu os semifinalistas do reality culinário.

Na primeira prova, o crítico gastronômico Arnaldo Lorençato, o empresário Arri Coser (Churrascaria Fogo de Chão) , o Chef empreendedor Benny Novak e Marcelo Fernandes, proprietário de cinco restaurantes de grande sucesso, avaliaram os pratos dos participantes. Eles tiveram que elaborar o conceito para um futuro empreendimento.

Na primeira prova, Deborah, Victor Vieira, Valter e Michele tiveram que criar receitas autorais para agradar o paladar de empreendedores e críticos da alta gastronomia. “Vocês terão que fazer o seu carro-chefe e escolher o caminho profissional que vão seguir a partir de agora”, explicou o Chef Jacquin. Eles tiveram uma hora e meia para fazer a receita. As bancadas foram dispostas em 360º, um modelo diferente para oferecer aos avaliadores uma visão privilegiada do processo de preparo.

cozinha-masterchef-2017

Valter preparou assado de tiras com molho de romã e dominó de batata; Victor Vieira, galinha sob salada de pepino servida com arroz hashi; Michele, ravioli de cacau recheado de camarão com molho bisque e espuma de manga; e Deborah, lagosta grelhada e farofa de castanha de caju com fettuccine e tomate confit. Na avaliação dos convidados, mesmo com alguns erros, todos foram bem na prova e foram elogiados e parabenizados. Valter foi escolhido como o melhor e garantiu a primeira vaga na semifinal.

>> Clique aqui para ver a grande final do MasterChef Brasil ao vivo e resumo de mais episódios




Prova de eliminação

Michele, Deborah e Victor V. foram automaticamente para a prova de eliminação. Eles tiveram que replicar replicar o clássico francês Tournedos Rossini, prato com mais de 200 anos na história da gastronomia, criado pelo Chef Marie-Antoine Carême (1784–1833).

O prato é composto basicamente por filé mignon e uma fatia de foie gras por cima, acompanhado de molho feito com vinho, demi glacê (um dos grandes molhos de base da cozinha francesa – como se fosse um caldo de carne escuro) e algumas lascas de trufas. Foram 45 minutos para executar a receita.

 

Na avaliação final dos Chefs, Deborah executou bem o clássico, acertou no ponto da carne e no molho, mas economizou na quantidade de trufa. Michele apresentou o ponto certo da carne, as batatas estavam saborosas e molho correto. Victor V também acertou o ponto do filé, o foie gras estava alto e bonito e molho agradável. O erro foi a berinjela, que fez com que o prato ficasse amargo. O melhor prato foi anunciado pela Chef Paola – “O prato que escolhemos para ir para semifinal é o Tournedos Rossini da Michele. Pode pular de alegria”, disse. Coube ao Chef Erick Jacquin dar o veredito final.

prato-michele-masterchef-2017
Prato vencedor feito por Michele Crispim



“Os acompanhamentos é que fizeram a diferença. Você (Deborah) não arriscou. Sua batata estava boa. Você (Victor) arriscou. Mas a berinjela deixou o prato amargo e não combinou com o foie gras. Infelizmente, a guarnição te fez perder Victor”.

Considerado um dos grandes favoritos na competição, Victor Vieira foi eliminado do MasterChef Brasil. Os chefs consideraram que o capixaba de 34 anos pecou no acompanhamento. Victor deixou o programa aplaudido pelos demais participantes, mas aparentou não concordar com as críticas feitas pelos jurados. “Parece que eu estou assistindo a um filme, não estou acreditando. Eu fui eliminado por causa de um acompanhamento. Não caiu a ficha porque, sei lá, essa questão de gosto, de berinjela, mas é seguir a vida”,disse ele, em conversa com Ana Paula Padrão.

victor-vieira-masterchef-brasil-2017
Victor Vieira foi eliminado do MasterChef Brasil

>> Clique aqui para ver a grande final do MasterChef Brasil ao vivo e resumo de mais episódios




Participantes e Prêmios 

>> O MasterChef Brasil 2017 estreou com 21 participantes. Agora restam 03 cozinheiros em busca do título de melhor cozinheiro do Brasil : Deborah, Michele e Valter. O episódio final do programa será transmitido no dia 22 de agosto.

O grande vencedor leva o troféu de MasterChef R$ 200 mil, uma bolsa em uma escola francesa de gastronomia em Paris (Le Cordon Bleu em Paris), além de R$ 1 mil em compras durante 12 meses no cartão Carrefour. O segundo colocado ganha uma bolsa de estudos na escola de gastronomia Le Cordon Bleu em Ottawa- Canadá $ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour.

semifinal-masterchef-brasil2017




MaterChef Brasil e Profissionais

Lançado em 2014, o MasterChef Brasil  já teve outras três edições: Leonardo Young venceu a terceira temporada, em 2016 (veja como foi a final)Izabel Alvares, a segunda edição, em 2015; e Elisa Fernandes, a primeira edição, em 2014.

O MasterChef Brasil 2017 vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, na Band. A atração também é exibida às sextas-feiras, às 19h20, no Discovery Home & Health, com reapresentação aos domingos às 21h45. > Site do Masterchef Brasil 2017

>> MasterChef Profissionais
Dayse Paparoto venceu o MasterChef Profissionais que teve a final em 13 dezembro de 2016; Marcelo Verde ficou em segundo lugar.  A segunda temporada do MasterChef Profissionais está com inscrições abertas, veja aqui 

Pesadelo na Cozinha com Erick Jacquin

erick-jacquin-pesadelo-na-cozinha-2017




O “Pesadelo na Cozinha” é a versão brasileira do formato britânico “Ramsey’s Kitchen Nightmares”. No programa, o chef de cozinha francês Érick Jacquin vai a diversos restaurantes à beira da falência, tentando de alguma forma, salvá-los, através da mudança no cardápio, repaginação no salão e até demissões.  

O reality é exibidos todas as quintas-feiras às 22h30 na Band.

>> Assista aos episódios  de Pesadelo na Cozinha e veja + informações

>> Clique aqui para ver a grande final do MasterChef Brasil ao vivo e resumo de mais episódios