Bolo-musse de chocolate

receita28

Receita Doce

Ingredientes para a massa
1 pacote (200 g) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite

Ingredientes para o recheio e cobertura
700 ml de creme de leite fresco
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 clara

Modo de preparo da massa
Preaqueça o forno. Bata a manteiga junto com o açúcar. Separe os ovos (reserve as claras) e adicione as gemas, uma de cada vez e batendo sempre. Depois, vá adicionando os ingredientes secos, alternando com o leite. Bata as claras em neve e misture com a massa, mexendo sem bater. Passe a massa para uma fôrma com buraco, untada e enfarinhada e asse por cerca de 40 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.

Modo de preparo do recheio e cobertura
Bata o creme de leite junto com o açúcar. Junte o chocolate e bata mais um pouco. Leve à geladeira por 1 hora. Desenforme o bolo. Usando uma faca, corte uma tampa do bolo. Retire uma parte do miolo, sem perfurar as laterais. Separe metade do creme de chocolate e misture com um pouco do miolo esfarelado. Se quiser, umedeça com um pouco de rum. Recheie a cavidade do bolo e cubra com a tampa. Bata a clara em neve firme e misture com o creme restante. Cubra o bolo e mantenha-o na geladeira até o momento de servir.

Observação
O ideal para esta receita é usar chocolate em pó, e não o achocolatado.

Sugestão
Decore o bolo com lascas de chocolate ou coloque o mousse sobre o bolo com a ajuda de um bico de confeitar. Sirva com uma bola de sorvete de creme.

+ Receitas Doces

+ Receitas Salgadas