Espetinho de Legumes vegetariano

Espetinho de LegumesReceita vegetariana/Vegana

Ingredientes:
– 4 tomates médios picados em quadradinhos
– 2 abobrinhas (tipo brasileira) médias picadas em quadradinhos
– 2 pimentões verdes picados em quadradinhos
– 1 cenoura média picada em rodelas (cerca de 0,5 cm de expessura)
– 2 cebolas médias picadas em quadradinhos
– 2 berinjelas médias picadas em quadradinhos
– 1 couve flor (separada em “galhinhos”)
– 1 xícara (de chá) de azeite
– ¼ de xícara (de chá) de shoyu
– 1 xícara (de chá) de cheiro verde picado
– 2 xícaras (de chá) de proteína de soja grossa
– 7 dentes de alho amassados
– Sal à gosto
– Shoyu à gosto
Preparo:

Para os Legumes:
Pique os legumes no mesmo tamanho, para terem o cozimento uniforme. Piquei no tamanho médio de 2.5cm x 2.5cm. Recomendo que cozinhe as cenouras levemente, cerca de 5 minutos já bastam! Tempere com sal ou shoyu à gosto, 4 dentes de alho amassados, ½ xícara de cheiro verde picado e ½ xícara de azeite. Misture bem e deixe curtir por cerca de meia hora na geladeira (não deixe muito tempo, pois alguns legumes poderão escurecer).

Para a Proteína de Soja:
Lave e hidrate a proteína de soja grossa por cerca de 10 minutos (ou até ela ficar macia), em 4 xícaras de água fervente com sal à gosto. Escorre e lave novamente, esprema bem. Em uma vasilha misture a proteína de soja, já espremida, com ½ xícara de azeite, ¼ de xícara de shoyu, 3 dentes de alho amassados e ½ xícara de cheiro verde picado. Caso julgar necessário acrescente sal à gosto. Deixe curtir por no mínimo meia hora na geladeira.

Montagem:
Faça os espetinhos da maneira que preferir! Você pode intercalar a proteína de soja com os legumes.
Asse na grelha ou no forno (em uma assadeira forrada com papel alumínio), ou mesmo naqueles grills, até os legumes ficarem macios e levemente tostados. Fiz na grelha, na churrasqueira mesmo, e demorou cerca de 30 minutos para ficarem prontos.

 

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