Carnaval 2016 no Rio de Janeiro: Veja a Campeã do Desfile das Escolas de Samba e fotos na disputa por décimos

desfile-mangueira-2016Em uma disputa emocionante, decidida por décimos, a apuração das notas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (10-fev) na praça da Apoteose terminou com a consagração da vitória da Estação Primeira de Mangueira.

A Mangueira foi a campeã do Carnaval 2016 no Rio de Janeiro, com 269,8 pontos, conquistando seu 18º título. O último título havia sido em 2002. A Unidos da Tijuca ficou com o vice-campeonato, com 269,7 pontos quase alcançada por Portela e Salgueiro. Com apenas 265 pontos, a Estácio de Sá foi rebaixada para o grupo de acesso do Carnaval carioca.

O Enredo
Homenageando os 50 anos de carreira da cantora Maria Bethânia, com o enredo “Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá” (orixá) o desfile da Mangueira foi o último a ser apresentado na segunda noite, já na madrugada de terça. Também a religiosidade católica da cantora foi exaltada em um carro com Nossa Senhora. A homenageada Maria Bethânia brilhou radiante no último carro, que lembrava sua paixão pelo circo e foi saudada por um público em delírio.

A estreia do carnavalesco Leandro Vieira trouxe a escola de volta a sua melhor forma, com alegorias e fantasias suntuosas, que ao mesmo tempo facilitavam o desfile de seus componentes. O último título foi em 2002, com o Nordeste como tema. Depois disso, a escola passou por uma forte crise financeira, que levou a resultados ruins nos últimos anos.

Em sua comissão de frente, bailarinas faziam saudação a Oyá, o orixá que rege a homenageada. A porta-bandeira Squel arrancou muitos aplausos ao lado de seu parceiro Raphael, e o casal conquistou quatro notas dez. Ela usou um truque de maquiagem que a deixou careca. O desfile da Mangueira também trouxe estrelas da MPB, com Caetano Veloso como destaque, ao lado de seu filho Tom, as cantoras Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Mart’nália e Ana Carolina,e atores Antônio Pitanga, Renata Sorrah, Lúcia Veríssimo, além de Jards Macalé, Chico César, entre outros.
As doze escolas que desfilaram pelo Grupo Especial no Rio de Janeiro foram: Estácio de Sá, Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro, Grande Rio, São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca.

As seis escolas com as melhores classificações vão voltar à Sapucaí no próximo sábado (13-fev) para o Desfile das Campeãs. Além das duas primeiras colocadas, vão desfilar também a Portela (3° lugar), Acadêmicos do Salgueiro (4° lugar), a Beija-flor de Nilópolis (5° lugar) e a Imperatriz Leopoldinense (6° lugar).

 

Carnaval 2016: Grupo Especial

1 – Mangueira – 269,8 pontos
2 – Unidos da Tijuca – 269,7 pontos
3 – Portela – 269,7 pontos
4 – Salgueiro – 269,5 pontos
5 – Beija-Flor – 269,3 pontos
6 – Imperatriz Leopoldinense – 269,2 pontos
7 – Grande Rio – 268,7 pontos
8 – Unidos de Vila Isabel – 267,9 pontos
9 – São Clemente – 267,8 pontos
10 – Mocidade – 266,5 pontos
11 – União da Ilha – 265,8 pontos (rebaixada)
12 – Estácio – 265 pontos (rebaixada)

 

Veja também:
Classificação final e escola campeã de São Paulo

 

Galeria de fotos – Desfile Escola Mangueira