Formula 1- GP da Espanha:piloto campeão da prova Max Verstappen é o mais jovem de todos os tempos

GP da Espanha de Formula 1: Piloto vencedor da prova é o mais novo de todos os tempos
Max Verstappen vence em sua primeira prova pilotando pela equipe principal Red Bull

Uma parte importante da história da Fórmula 1 foi escrita no domingo (15-maio) com o piloto Holandês Max Verstappen  de 18 anos ao se tornar o mais jovem piloto a vencer na categoria. Em sua primeira prova pilotando pela equipe principal Red Bull, (RBR) depois de começar sua segunda temporada na Toro Rosso, Verstappen se aproveitou da batida entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg logo na primeira volta para ganhar o GP da Espanha, disputado em Barcelona. O piloto superou ainda o registo de juventude do alemão Sebastian Vettel, que havia vencido o Grande Prémio de Itália de 2008, com 21 anos.

GP da Espanha de Formula 1: Piloto vencedor da prova é o mais jovem de todos os tempos
Max Verstappen e o pai Jos Verstappen ex-piloto da categoria após a corrida

A Ferrari completou o pódio com Kimi Raikkonen em segundo e Sebastian Vettel em terceiro (ambos da equipe italiana Ferrari). Daniel Riccardo ficou em quarto apesar de perder um pneu traseiro na penúltima volta. Com o feito, Verstappen, com exatos 18 anos e 227 dias, superou a marca de SebastianVettel, que venceu o GP da Itália de 2008, aos 21 anos e 73 dias.

Vettel, aliás, foi indiretamente responsável pelo feito de Verstappen. No GP da Rússia, há dois finais de semana, o alemão foi duas vezes acertado por Daniil Kvyat, a quem criticou duramente. O comportamento do russo foi considerado tão ruim que a Red Bull decidiu “rebaixá-lo” à Toro Rosso, sua equipe satélite. Trocou-o por Verstappen, que fez o caminho contrário. Verstappen ganhou pela Red Bull logo em sua primeira corrida na equipe. “A sensação é incrível”, disse o holandês.

 




Nos instantes finais, Max Verstappen  precisou segurar a pressão do experiente Kimi Raikkonen, de 36 anos. Kimi chegou a ameaçar o holandês algumas vezes e cruzou em 2º, a menos de 1s. Vettel fechou o pódio. Após a corrida, Verstappen brincou com o fato do veterano finlandês, seu principal rival na prova, ter corrido contra seu pai. Jos disputou 107 provas entre 1994 e 2003 e chegou a dividir o grid com Raikkonen, que estreou em 2001, em suas últimas temporadas na Fórmula 1.

A cinco voltas do fim, vi o Kimi encostar. Ele fez algumas tentativas e acabou desgastando os pneus. Dali em diante eu pensei – ok, foque nos pneus e leve o carro para casa. O Kimi correu com meu pai! Isso é muito engraçado” disse Max.