Gabriel Medina vence etapa do Circuito Mundial de Surfe;assista ao vídeo

gabriel-medina-etapa-fijii-wct-2016_1
Medina eliminou Kelly Slater na semifinal considerado o maior especialista naquelas ondas

O surfista brasileiro Gabriel Medina venceu na quinta-feira (16-jun) a 5ª etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT) em Fiji. Medina venceu a disputa final contra o australiano Matt Wilkinson, líder do ranking mundial, e conquistou o título.

Durante a decisão, faltando menos de 10 minutos para o final, Medina ainda teve que trocar de prancha após quebrar a sua. O tempo perdido para pegar o novo equipamento, porém, não fez falta, já que ele já liderava a bateria com sobras.

Esta foi a segunda vitória do brasileiro em Fiji. Em 2014, ele se tornou o primeiro surfista nascido no Brasil a conquistar a etapa. Além disso, Medina garantiu a primeira vitória de um brasileiro em 2016. Nas quatro etapas disputadas no WCT até aqui, duas foram vencidas por um australiano (Wilkinson), uma pelo havaiano (Sebastian Zietz) e outra pelo também havaiano John John Florence.




Medina iniciou o dia com um duelo com o amigo Adriano de Souza, o Mineirinho. A disputa foi equilibrada, mas Medina levou a melhor ao fazer 10,86 a 8,83. Na sequência, Kelly Slater teve uma grande exibição e venceu o brasileiro Wiggolly Dantas por 18,70 a 9,40.

Na semifinal, Medina encarou Slater, que já ganhou quatro vezes em Fiji e é considerado o maior especialista naquelas ondas. Mas Medina teve boa atuação. “Eu sabia que podia perder por 18 pontos, pois o Kelly é o melhor aqui, ou ganhar. No final tive de fazer o jogo e usar a prioridade”, afirmou o brasileiro.

Na outra bateria da semifinal, Wilkinson levou a melhor no duelo de australianos contra Adrian Buchan. O atual líder do ranking somou 13,33 (7,50 e 5,83) contra 12,00 (7,83 e 4,17) de seu compatriota.

A próxima etapa do Mundial de Surfe acontecerá em Jeffreys Bay, na África do Sul, entre os dias 6 a 17 de julho.

Assista ao vídeo