Brasileiro é campeão em Wimbledon após quase 5h de jogo e muita emoção

brasileiro-marcelo-melo-campeao-tenis-wimbledon-2017
Lukasz Kubot e Marcelo Melo posam com troféu de Wimbledon (Foto: REUTERS/Matthew Childs)



Após uma partida emocionante, em em uma batalha de 4h40min o Brasil triunfou na grama de Londres. Mais uma vez, Marcelo Melo é o rei da grama sagrada de Wimbledon. Neste sábado (15 de julho), o mineiro, ao lado do polonês Lukasz Kubot, venceu a dupla formada por Oliver Marach e Mate Pavic por 3 sets a 2, parciais de parciais de 5/7, 7/5, 7/6(7-2), 3/6 e 13/11, na grande final do Torneio de Tênis de Wimbledon na Inglaterra.

O feito histórico foi o desfecho de uma narrativa dramática na decisão. Melo e Kubot brilharam quando pressionados diante de adversários muito sólidos, apesar de inexperientes em grandes finais. Foi o desfecho apropriado para um resultado histórico para o tênis brasileiro após uma grande campanha no Grand Slam britânico. A vitória só veio no terceiro match-point, quase uma hora depois das primeiras chance para fechar o jogo.

>> Esse é o segundo título de Grand Slam na carreira de Marcelo Melo, atual número 1 do mundo em duplas, o primeiro em Wimbledon, seu torneio favorito. O outro foi em Roland – Garros (França) em 2015.

Líderes no ranking do ano, Melo e Kubot somam 14 vitórias consecutivas no circuito. Eles venceram também ATP 250 de s-Hertogenbosch (na Holanda), o ATP 500 de Stuttgart, torneios preparatórios disputados na grama. Eles também foram campeões na quadra dura do Masters 1000 de Miami, em abril, e no saibro do Masters 1000 de Madri, em maio. Em Wimbledon, foram quatro vitórias em cinco sets, incluindo na semifinal e na decisão.

>> Veja também resultados e jogos ao vivo de Wimbledon  




Sobre Wimbledon

Wimbledon é um distrito na Grande Londres, com uma população de aproximadamente 197 mil pessoas.O Torneio de tênis de Wimbledon é o mais antigo torneio de tênis do mundo, e é considerado como o de maior prestígio. Foi criado em 1877. Junto com o Open da Austrália, o Torneio de Roland-Garros(França) e o US Open, o Torneio de Wimbledon constitui o conjunto de torneios do Grand Slam. O Torneio de tênis de Wimbledon é o terceiro dos quatro torneios do Grand Slam, e o único deles disputado em quadras de grama.

O termo Grand Slam é usado, em ténis, para denominar o feito notável de ganhar todos os quatro torneios de tênis no mesmo ano. Esses torneios são, por isso, conhecidos como os Torneios do Grand Slam. Os títulos nestes torneios são chamados de Títulos de Grand Slam.

Os quatro torneios do Grand Slam são os mais importantes eventos de tênis do ano, em termos de pontos no ranking mundial, de tradição, valor dos prêmios em dinheiro e de atenção do público. São o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open, que acontecem nesta ordem.Tanto o Australian Open como o US Open são jogados em quadras duras (de concreto, asfalto ou
acrílico), enquanto o Roland Garros é jogado em quadra de saibro e Wimbledon em quadra de grama.

marcelo-melo-tenis-campeao-2017
Marcelo Melo Wimbledon (Foto: Michael Steele / Staff)

Sobre Marcelo Melo

Marcelo Pinheiro Davi de Melo é mineiro de Belo Horizonte. Tem 33 anos e destaca-se no jogo de duplas, onde chegou ao posto de Nº 1 do mundo em 2015, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir o topo do ranking de duplas. No masculino, apenas ele e Gustavo Kuerten (Guga) (este em simples), conseguiram esse feito. Em julho de 2017, ao chegar a final do torneio de Wimbledon, Melo assumiu novamente a posição de número 1 do mundo.

Tenista que tem uma família numerosa no tênis, é o irmão mais novo de Daniel Melo e cresceu em Belo Horizonte. Ele se caracteriza por sua grande altura, com 2,03m, o que facilita seu estilo de jogo. Até o momento já conquistou 25 títulos de nível ATP em duplas, a maioria desses conquistados atuando ao lado do croata Ivan Dodig e dos compatriotas Bruno Soares e André Sá. Em duplas, tem como campanhas de maior destaque: os títulos do Torneio de Roland-Garros e do Torneio de Wimbledon, em 2015 e em 2017, respectivamente, os 7 títulos de duplas em Masters 1000, e o vice-campeonato no ATP World Tour Finals em 2014.

>> Veja também resultados e jogos ao vivo de Wimbledon