Tour de France 2018, a mais tradicional prova de ciclismo do mundo; veja todas as etapas

Geraint Thomas (Sky)
Gales Geraint Thomas (Sky) vence prova de ciclismo Tour de France 2018

O gales Geraint Thomas (Sky) completou a 21ª etapa do Tour de France 2018 para sagrar-se campeão da grande volta francesa a mais tradicional prova do ciclismo mundial que aconteceu entre os dias 7 a 29 de julho. Apesar de não ser nenhum novato no lugar mais alto do pódio, esta foi a primeira vez que o atleta venceu um GT (algumas vezes vitima da má sorte e outras de seu trabalho com super gregário de Chris Froome).

A chegada em Paris depois de um dia festivo aconteceu em alta velocidade graças a uma forte fuga que seguia à frente do pelotão. O dia foi definido no sprint final, com Alexander Kristoff (UAE Team Emirates) superando John Degenkolb (Trek-Segafredo) na aceleração para a meta. Arnaud Démare (Groupama-FDJ) completou o pódio. O estágio ainda contou com um ataque inesperado de Yves Lampaert (Quick-Step Floors) nos momentos finais, mas o belga acabou capturado pouco antes da chegada.



Com a vitória confirmada para Thomas, o segundo posto na geral ficou para Tom Dumoulin (Sunweb), com Froome em terceiro. Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) sofreu bastante para completar o Tour depois de um tombo em alta velocidade, mas também cruzou a meta para confirmar sua vitória classificação por pontos.

“É inacreditável”, disse Thomas. “Vai demorar para a ficha cair. Normalmente esta etapa é bem dura, mas hoje eu parecia estar flutuando sobre ela – fiquei com frio na barriga lá. Andar aqui vestindo a amarela é um sonho que virou realidade. Meus companheiros são a parte principal dessas três semanas e nós passamos maus bocados e ficamos juntos”, finalizou.

Julian Alaphilippe (Quick Step Floors) levou a camisa de bolinhas reservada para o líder na classificação de montanhas, com a Movistar levando o título de equipe mais combativa. O aguerrido Dan Martin (UAE Team Emirates) levou o prêmio de atleta mais combativo.

Com conteúdo de Pedal.com