Abertura da Copa do Mundo 2014

copa-mundo-brasil-2014-fifa-fuleco

Nesta quinta – feira 12 de junho de 2014, terá início a Copa do Mundo no Brasil, o maior evento da história do país.  A Cerimônia de abertura em São Paulo tem início às 15h15 (horário de Brasília) . Brasil e Croácia abrem o Mundial às 17h.

Em comunicado a Fifa diz que a abertura vai “homenagear os três maiores tesouros do Brasil – natureza, pessoas e futebol” e que terá como clímax a performance da música tema “We are one” ( Somos um só), interpretada por Pitbull, Claudia Leitte, Jennifer Lopez, acompanhados pelo grupo baiano Olodum. A apresentação contará com a performance de 600 artistas, incluindo acrobatas, ginastas e capoeiristas.

Brasil  a Croácia  são do Grupo A, que também conta com Camarões e México.

A seleção brasileira classificou-se automaticamente para esta Copa do Mundo por ser do país-sede. Mas, na fase de preparação, superou a atual campeã mundial, a Espanha, por 3 a 0 e foi a campeã da Copa das Confederações no Maracanã, mesmo estádio da final do torneio deste ano.

Mano Menezes foi o primeiro técnico do Brasil após a saída de Dunga, ocorrida depois da Copa do Mundo de 2010, a da África do Sul, em que a seleção pentacampeã foi derrotada pela Holanda nas quartas de final. Mas houve mudanças: quem está à frente é uma dupla vitoriosa, velha conhecida dos torcedores: Luiz Felipe Scolari, treinador, e Carlos Alberto Parreira, agora coordenador técnico. Felipão foi contratado para o lugar de Mano, demitido em novembro de 2012 e neste ano novamente treinador corintiano.

Com 17 pontos, a Croácia foi a vice-líder do Grupo A das Eliminatórias europeias, o mesmo da Bélgica, que não sofreu uma derrota sequer. Precisou, então, passar pelos playoffs, em que superou a Islândia após empate sem gols fora de casa e vitória por 2 a 0 (gols de Mario Mandžukić e Darijo Srna) na partida de volta.

A Croácia já participou de três Copas do Mundo. Na primeira, em 1998, Davor Šuker estava em grande fase, e a equipe conseguiu chegar às semifinais. O atacante foi o artilheiro daquele Mundial, com seis gols, o último deles o que deu a terceira posição aos croatas contra os holandeses na França. As duas participações seguintes em Mundiais não foram tão bem-sucedidas. Tanto em 2002 como em 2006 os croatas precisaram voltar para casa logo ao término da fase de grupos. Na Copa alemã, o Brasil derrotou a Croácia com gol de Kaká de fora da área.

Mais de 600 bailarinos participarão da cerimônia de abertura a partir das 15h15 de 12 de junho de 2014. “Será uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui; todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto”, disse a diretora artística do show, a belgaDaphné Cornez.

Cada um dos “tesouros” é representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central “viva”. Essa bola de led movimenta-se no espetáculo. A cerimônia terá duração de 25 minutos.

Como a cerimônia está marcada para menos de duas horas antes do jogo no gramado, o principal desafio ao criar o show foi a preocupação com o campo. Os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e quatro dias depois do teste.

“Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício”, afirmou a diretora executiva de planejamento e suporte a operações, Joana Havelange. “No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, na cenografia, nas coreografias, na fantasias e trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta.”

Após a apresentação dos bailarinos e das riquezas do Brasil, o espetáculo será encerrado com a performance da música da Copa do Mundo da Fifa, “We Are One”, pelo rapper Pitbull e pelas cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte.

Jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo 2014

Goleiros Júlio César (Toronto), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético-MG)

Laterais Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid), Maxwell (PSG)

Zagueiros Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Henrique (Napoli)

Meio-campo Luiz Gustavo (Wolfsburg), Hernanes (Inter de Milão), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), Willian (Chelsea)

Atacantes Hulk (Zenit), Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Jô (Atlético-MG), Bernard (Shakhtar Donetsk)
Os portões do Itaquerão serão abertos às 13h em 12 de junho.

Evento: Brasil x Croácia – jogo de abertura da Copa do Mundo
Data: 12/06/2014 às 17h00 (quinta-feira)
Local: Arena Corinthians
Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, 111; Vila Carmosina
Localidade: São Paulo – Zona Leste

Mais informações no site da Fifa