Federação Paulista de Futebol sorteia clubes para o Paulistão 2016

A Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou na manhã desta quinta-feira (5), os grupos do Campeonato Paulista de 2016, mesmo sem ter definido todo o regulamento da disputa. No momento do sorteio, o conselho técnico foi interrompido sem ter definido se o Água Santa, equipe de Diadema, estará na disputa. O clube pode ser excluído da elite porque não tem estádio para 10.000 pessoas, uma das exigências do regulamento.

Caso venha a se manter a decisão, o substituto será o time do Mirassol, quinto colocado na última edição da Série A2 do Estadual. Outra mudança não debatida é referente ao número de rebaixados à Série A2 e de promovidos para a primeira divisão. A FPF propõe que seis equipes sejam rebaixadas e que duas subam para, assim, em 2017 o torneio ter 16 clubes.

O Campeonato Paulista do próximo ano será disputado em 19 datas. Com início em 31 de janeiro e encerramento em 8 de maio. Na primeira fase, os 20 clubes estão divididos em quatro clubes com cinco times cada um. As equipes do mesmo grupo não se enfrentam, mas jogam com os rivais das outras chaves. Cada time fará no mínimo 15 jogos.

Avançam para as quartas de final os dois melhores times de cada grupo. As quartas e as semifinais serão disputadas em jogos únicos. A final será realizada em dois jogos.

Assim como na última edição, cada clube poderá inscrever até 28 jogadores, sendo 25 jogadores de linha e três goleiros. Será autorizada a substituição de jogadores desde que a equipe apresente um laudo médico. Outra novidade anunciada foi a de que um treinador demitido durante a competição não poderá ser contratado por outro clube na disputa do mesmo campeonato.

Clubes que disputam o Campeonato Paulista em 2016:
Água Santa, Audax, Botafogo, Capivariano, Corinthians, Ferroviária, Ituano, Linense, Mogi Mirim, Novorizontino, Oeste, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Brasil, Rio Claro, Santos, São Bento, São Bernardo, São Paulo e XV de Piracicaba.

Federação Paulista de Futebol sorteia clubes para o Paulistão 2016