Barragem se rompe em Minas Gerais e deixa vários mortos

Barragem de rejeitos se rompe em cidade mineira e deixa vários mortos
Distrito de Bento Rodrigues foi invadido por lama química que poderá causar danos ao Meio Ambiente

O rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração no distrito de Bento Rodrigues na cidade de mineira de Mariana na tarde de 05 de novembro deixou pelo menos 16 pessoas mortas e 45 desaparecidos. A Prefeitura do município e o Corpo de Bombeiros não confirmam o número de vítimas.

A Defesa Civil da cidade emitiu alerta pedindo que todos os moradores do distrito onde fica a Mina Germano, deixem suas residências. A população foi orientada a seguir para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

Barragem de rejeitos se rompe em cidade mineira e deixa vários mortos
Carro foi lançado para o alto de uma construção com a força das águas

Equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil municipal estão no local neste momento para avaliação dos danos. Várias ambulâncias, dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram enviadas à mina para socorrer as vítimas.

A Samarco, proprietária da mina, informou que está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a minimização de danos ao meio ambiente.

Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para de reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.