Black Friday 2015 – liquidação com grandes descontos; veja dicas

Black Friday 2015 está chegando
Maratona de descontos acontece na próxima sexta-feira (27) em lojas físicas e virtuais de todo o país

Com promessas de descontos de até 70%, lojas físicas e virtuais realizam na próxima sexta-feira (27-nov), a Black Friday 2015 que pode ser uma boa oportunidade para antecipar as compras de Natal com descontos. Mas o consumidor deve ter cuidado para não se endividar. O ideal é que já defina produtos que queira comprar e que caibam em seu orçamento.
Orientadores financeiros pedem para que o comprador se antecipe, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos que as lojas darão realmente são interessantes.

Na edição de 2014, o site “Reclame Aqui” registrou mais de 12 mil reclamações na data, problemas que foram desde preços maquiados até sites incapazes de lidar com o tráfego de visitantes. O cumprimento das ofertas é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. “O não cumprimento pode acarretar, além da devolução do valor gasto pelo consumidor, com as devidas correções, o ressarcimento de eventuais perdas e danos”, diz a advogada Heloísa Helena Rosa

Portal Camara-e.net

O portal Camara-e.net junto com o Sebrae anunciaram na quinta-feira (19-nov), que 631 varejistas já foram pré-Black Friday Legalaprovados no programa Black Friday Legal, iniciativa criada pela Câmara Brasileira de Comércio Digital para incentivar boas práticas de comércio online durante o evento. O selo Black Friday quer combater a maquiagem de preços e vai identificar as lojas virtuais que seguem o código de ética.

Além de garantir transparência, o projeto quer oferecer segurança e tranquilidade aos consumidores interessados nas promoções. Na lista de aprovadas estão pequenas, médias e grandes empresas, tanto no ramo digital quanto no físico.

Bons vendedores
O Camara-e.net anunciou que vai organizar uma central de promoções própria durante a Black Friday Brasil 2015. Segundo os organizadores, o canal será um espaço de transparência e confiabilidade. A iniciativa vai contar com a participação de pelo menos 11 varejistas, entre eles Amazon, Americanas e Magazine Luiza. As lojas disponibilizarão descontos de até 70% entre os dias 26 e 30 deste mês. Para se inscrever e receber notificações, acesse o site Black Friday Legal.

Evite esses Sites
O Procon de São Paulo divulgou uma lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Confira a lista de sites.