Caça Russo é derrubado na fronteira da Síria – assista ao vídeo

Caça Russo é derrubado na fronteira da Síria
Caça russo Sukhoi Su-24: o avião caiu em território sírio, a poucos quilômetros da fronteira com a província turca mediterrânea de Hatay

Caças Turcos abateram um avião de guerra Russo modelo SU-24 próximo da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24-nov), autoridades turcas alertaram repetidamente sobre violações do espaço aéreo, Moscou informou que pode provar que o jato não deixou o espaço aéreo sírio.

O vice-comandante de uma brigada turcomana na Síria disse que seus homens mataram a tiros os dois pilotos da aeronave quando eles desciam de paraquedas, em um dos atritos mais sérios entre um país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia em meio século.

O Ministério de Defesa da Rússia confirmou que um de seus caças foi derrubado na Síria, de tiros vindos do solo. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, recebeu informações do chefe do Exército, enquanto o premiê, Ahmet Davutoglu, ordenou consultas com a Otan, a ONU e países relacionados, disseram os gabinetes de ambos.

O grupo de monitoramento Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que o avião de guerra caiu em uma área montanhosa na província de Latakia, onde houve um bombardeio aéreo anteriormente e onde forças pró-governo lutam no solo contra insurgentes.

A Rússia e o governo sírio, aliado, realizaram ataques na área. Uma fonte militar síria disse que a suposta derrubada estava sendo investigada.

Imagens da emissora privada turca Haberturk TV mostraram o avião caindo em chamas e uma longa faixa de fumaça. Imagens separadas da agência turca Anadolu mostraram dois pilotos saindo de paraquedas do jato antes da queda.