Cartórios do estado de São Paulo passam a emitir CPF junto com certidão de nascimento

Cartórios do estado de São Paulo passam a emitir CPF junto com certidão de nascimento
Medida será adotada em outros seis estados e no Distrito Federal

Crianças registradas nos cartórios do estado de São Paulo já vão receber o CPF, a nova medida entrou em vigor no dia 1º de dezembro em todo o estado de São Paulo. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), informou que o projeto abrangerá todos os 836 Cartórios de Registro Civil do estado.

Além da comodidade o serviço é gratuito para todos. A emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento atende a uma demanda da população mais carente que necessita deste número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público.

A inscrição do recém-nascido também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.

O campo na certidão de nascimento, que normalmente ficava sem nenhuma informação, agora irá receber um número muito importante. Só este ano, até outubro, a Receita Federal emitiu quase cem mil CPFs para crianças com menos de um ano de idade em São Paulo.

A medida que entrou em vigor no estado de São Paulo também vai ser adotada em outros seis estados e no Distrito Federal.