Sisu 2016: Inscrições para vagas em universidades públicas já estão abertas; veja nota do Enem

 

Começou nesta segunda-feira (11-jan) a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 com 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Neste ano a inscrição será realizada somente pela internet e é válida apenas para quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 e tirou nota acima de zero na redação. O aluno poderá escolher até duas opções de curso. É importante ficar atento à quantidade de vagas e a localidade das instituições escolhidas.

Quanto maior a nota do Enem, mais chance o estudante tem de conseguir ser selecionado ( veja aqui as notas do Enem 2015) O site também já mostra os documentos necessários que deverão ser presentados à instituição de ensino no momento da matrícula. Na terça-feira, o MEC (Ministério da Educação) deve começar a divulgar as notas de corte de cada curso e a classificação parcial.

O resultado final com a lista de selecionados será divulgado na página do Sisu na próxima segunda-feira (18-jan) e as matrículas começam a partir de sexta-feira (22). As inscrições no Sisu vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro. As notas de corte serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro a partir de 9h.

USP adere ao Sisu
A Universidade de São Paulo (USP) vai exigir nota mínima de 700 pontos no Enem para os cursos Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Administração, Odontologia, Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.

CALENDÁRIO DO SISU 2016
Inscrições: 11 a 14/jan
Resultado: Chamada regular 18/jan
Matrículas 22, 25 e 26 jan
Lista de espera 18 a 29 ja

Aplicativo do Sisu
Neste ano, o MEC lançou um aplicativo para os sistemas Android, Windows e IOS. A ferramenta é voltada apenas para consulta de informações do programa, já que a inscrição é realizada exclusivamente no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.