Ex-presidente Lula é detido pela Polícia Federal e levado ao Aeroporto de Congonhas

Ex-presidente Lula esposa e filho são levados para Polícia Federal
Ex-presidente é apontado como cabeça nos desvios da Petrobras, esposa e filhos serão investigados

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi detido na manhã desta sexta-feira (04-mar) por agentes da Polícia Federal em seu apartamento em São Bernardo do Campo SP. A ação da polícia foi autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro na 24 ª fase da Operação Lava Jato um dia depois de o governo Dilma Rousseff ter sido atingido pela delação premiada do senador Delcídio do Amaral.

Lula é investigado por suspeita de ter recebido propina e de ser o cabeça das operações de desvios na Petrobras que culminou com a prisão de diversos empresários, políticos e pessoas influentes.

O ex-presidente foi levado pouco depois das 7 horas da manhã no cumprimento do mandado de condução coercitiva e foi levado para a delegacia do Aeroporto de Congonhas que esta isolada e com vários delegados da PF.

A nova fase da operação mostra que a Polícia Federal não se intimidou com a ameaça feita pelo governo Dilma ao trocar o comando do Ministério da Justiça. Wellington César assumiu o cargo nesta quinta-feira no lugar de José Eduardo Cardozo, que reclamava de tentativas de interferência de setores do PT para que barrasse as investigações da força-tarefa da Lava Jato, que se aproximavam perigosamente do ex-presidente.

Ex-presidente Lula é detido pela Polícia Federal
Agentes da Polícia Federal levam Lula para delegacia da PF no Aeroporto de Congonhas SP

A PF cumpre ao todo 44 ordens de Sérgio Moro: onze conduções coercitivas e 33 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao petista, como o próprio Instituto Lula e imóveis em São Bernardo do Campo, cidade onde mora o ex-presidente, Atibaia e Guarujá (SP), onde o petista e a mulher tiveram um tríplex reformado pela
OAS.

Nesta 24ª fase da Operação Lava Jato, há mandado de condução coercitiva também contra o atual presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Não há mandado de condução coercitiva contra a ex-primeira-dama Marisa Letícia e filhos.

Agentes da PF támbem foram até a casa de Lulinha (filho do ex-presidente), em Moema, os agentes chegaram ao prédio dele às 6h. Existe também agentes da PF no Instituto Lula e na Odebrecht. Há mandados para Atibaia e Guarujá, onde estão sítio e tríplex, respectivamente. Outros agentes realizam busca e apreensão na casa e na empresa do outro dono do sítio no papel, Jonas Leite Suassuna Filho, que também é sócio de Lulinha.

A notícia sobre a prisão do ex-presidente repercutiu imediatamente em jornais do mundo todo e deverá recair sobre a presidente Dilma Russef que tem em Lula seu principal pilar.

* Atualizado às 12:40 

O ex-presidente Lula prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas e foi para o Diretório Central do Partido dos Trabalhadores no centro de São Paulo, onde vários militantes estão reunidos para prestar solidariedade ao petista.

LULA FALA EM PÚBLICO SOBRE A SITUAÇÃO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu depoimento à Polícia Federal teve um aspecto de “show midiático” e não uma apuração séria do Ministério Público. Segundo Lula, ele já chegou a suspender as férias para falar com a Polícia Federal.

“Era só ter mandado me ouvir. Sempre fui prestar esclarecimento porque não devo e não temo”. A rua Silveira Martins, no centro de São Paulo, onde fica o diretório nacional do PT, foi bloqueada devido à grande circulação de pessoas.