Santuário Nacional de Aparecida inaugura Museu de Cera em homenagem a Nossa Senhora- veja imagens

Santuário Nacional de Aparecida inaugura Museu de Cera em homenagem a Nossa Senhora
Imagens que remetem a ano de 1717 quando a imagem de Nossa Senhora foi encontrada

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) inaugurou nesta semana o primeiro Museu de Cera, com temática religiosa da América Latina em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida. O Santuário que recebe cerca de 12 milhões de religiosos por ano agora conta com um espaço para contar a história de Nossa Senhora através de 61 estátuas em 20 cenários de tamanho real e com a temática da Semana Santa.

Todas as estátuas e seus detalhes foram produzidas em oficinas especializadas na França e Inglaterra, que são referências em figuras de cera em tamanho real. O museu conta a história de Nossa Senhora de Aparecida e seus milagres desde que a imagem foi encontrada no Rio Paraíba do Sul no ano de 1717, até a visita do Papa Francisco ao santuário, em 2013.

As passagens dos milagres concedidos à padroeira do Brasil retratam uma realidade em três dimensões, como a representação da mãe de uma menina cega que é curada, e suas lágrimas de emoção foram elaboradas com detalhes minuciosos.

Cada estátua demorou aproximadamente três meses para ficar pronta. Entre as mais destacadas está a da princesa Isabel, filha do imperador Dom Pedro II e que doou a coroa de ouro forjada para a imagem original de Nossa Senhora de Aparecida. Também foram criadas estátuas dos bispos de Aparecida, dos arquitetos que projetaram a Basílica e dos Papas João Paulo II e Francisco, que visitaram o santuário.

Santuário Nacional de Aparecida inaugura Museu de Cera em homenagem a Nossa Senhora
Ronanldo esteve presente a inauguração do Museu

Em uma seção especial do museu se destacam os devotos famosos da padroeira, como o ex-­jogador Ronaldo que compareceu a inauguração do Museu, e atribui a cura de uma grave lesão sofrida no joelho direito em 2002 depois de sua visita ao Santuário onde deixou na Sala das Promessas uma camisa da seleção Brasileira e uma réplica do joelho, em cera, em agradecimento a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Naquele ano, a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato e após a conquista o craque voltou à Basílica para agradecer às graças.Estar aqui mais uma vez e ver esta estátua de cera representa muito para mim, mas, sobretudo minha grande fé. Isso é uma forma de representar a fé que tenho em Nossa Senhora Aparecida e o amor que eu tenho pelo futebol”, afirmou.

Santuário Nacional de Aparecida inaugura Museu de Cera em homenagem a Nossa Senhora
Astronauta Marcos Pontes também foi homenageado

Outro brasileiro a ter uma estátua de cera no Museu foi o astronauta Marcos Pontes que se sente privilegiado em fazer parte da história. “Eu espero que os jovens que visitarem o museu pensem em quanto é importante a educação e estudar para alcançar o sucesso. É preciso acreditar que é possível superar os desafios. Espero que todos sejam inspirados pelas histórias contadas aqui”.

O acervo está organizado de maneira cronológica, de 1717 até 2015, com uma sonorização especial para cada cenário, entre os quais se destaca o canto dos pássaros da região.

 

Serviço:
Museu de Cera Nossa Senhora Aparecida
Local: Estacionamento do Santuário – Aparecida (SP).

O Museu:
Total de peças: 61 – Cenários: 20
Dimensão: 5.979,47 m² de área construída

Visitação:
Segunda à sexta-feira: das 9h às 18h
Sábados: das 7h às 19h
Domingos e feriados: das 7h às 18h

Entrada: R$ 24,00 (desconto de 50% para idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais)

Informações: Tel.: (12) 3104-3536 ou www.museudeceraaparecida.com.br

O que ver no museu:
– Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, que encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba em 1717
­ – A família de Silvana da Rocha, que teria presenciado o ‘Milagre das Velas’, o primeiro atribuído à santa
­ – O escravo Zacarias, que teve as correntes rompidas ao rezar em frente à imagem de Nossa Senhora
­ – A menina cega que teria recuperado a visão ao se aproximar da igreja de Nossa Senhora Aparecida em 1790
­ – O cavaleiro ateu que se converteu após a pata de seu cavalo ficar presa ana escadaria da igreja
­ – Os maestros Isaac Júlio Barreto e Randolfo José de Lorena, que fizeram composições para Nossa Senhora
­ – Os papas Pio 6º, Pio 10, Pio 11, João Paulo 1º, João Paulo 2º
­ – Religiosos brasileiros, entre eles, padre José Vilela, que construiu a primeira capela para a santa; padre Vítor, conhecido como o missionário de Aparecida, Frei Damião, Padre Cícero, dom Raymundo Damasceno e padre Marcelo Rossi
­ – Personalidades que ajudaram a construir ou visitaram o Santuário, como os imperadores D. Pedro 1º e D. Pedro 2º; – Princesa Isabel; os presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Castelo Branco; o ex­jogador Ronaldo e o astronauta Marcos Pontes.