Incidente em Londres envolvendo drone com avião Airbus com 132 passageiros

Por volta de 12h50 (horário local, 8h50 horário de Brasília) de domingo (17/abril) um Airbus A320 que se aproximava do aeroporto de Heathrow, em Londres, se chocou com o que parecia ser um drone pouco antes do pouso e poderia ter causado um acidente.

Segundo informações da Polícia Metropolitana da capital britânica, o voo da British Airways vindo de Genebra estava com 132 passageiros e cinco tripulantes. Depois do pouso o piloto relatou que um objeto, que acredita-se ser um drone, tinha atingido a frente do Airbus A320.

“Nossa aeronave pousou em segurança, foi totalmente examinada por nossos engenheiros e liberada para ser usada no próximo voo”, informou um porta-voz da British Airways. A companhia também informou que dará à polícia “toda assistência” à investigação.

airbus-acidente-londres-droneNo começo de 2016 a Associação Internacional de Transporte Aéreo fez um alerta de que drones operados pelo público em geral são uma “ameaça crescente e real” à aviação civil.

Em janeiro de 2106 a organização UK Air Proximity Board, que investiga incidentes nos quais aviões foram quase atingidos por objetos, afirmou que ocorreram diversos episódios graves do tipo em aeroportos da Grã-Bretanha no ano passado.

Uma investigação sobre o incidente foi iniciada pela delegacia de polícia especializada em aviação baseada em Heathrow, mas não foram feitas prisões até a noite de domingo (17/04).