Enem 2016: veja como se inscrever e todas as informações- Hora do Enem e MCFlix

enem-2016-inscricoes-provas-hora-do-enem

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 tem novas regras. As inscrições para fazer as provas começaram às 10h de 9 de maio (segunda-feira) e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. As provas acontecem em 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. As datas foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.
Taxa de inscrição do Enem 2016 –  O valor da taxa de inscrição do Enem 2016 é de R$ 68.  O boleto deverá ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Isenção de taxa  –  Os alunos que concluírem o ensino médio em escola pública em 2016 e estiverem matriculados em escola pública,não precisarão pagar a taxa. Já os que não forem concluintes, mas comprovarem situação de carência, também terão direito ao benefício. Participantes que obtiveram isenção no ano passado, mas não compareceram à prova, perdem esse direito na edição deste ano. Ele pode apresentar uma justificativa “de força maior” para justificar a ausência, mas o MEC vai analisar caso a caso e poderá negar o recurso.

Quem pode fazer / participar do Enem?

Em geral, qualquer indivíduo pode se inscrever no processo seletivo do ENEM, sem considerar a idade ou a condição financeira da pessoa. Entretanto, é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. Também podem participar alunos de pós-graduação ou pessoas que já concluíram os estudos a mais tempo, já que o propósito maior desse tipo de sistema de seleção é o de democratizar o acesso das pessoas ao ensino superior, de acordo com o MEC.

 

>> Inscrições para o Enem 2016

CLIQUE PARA FAZER INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2016




>> Clique aqui e veja como fazer inscrição e todas as informações sobre o Enem 2016

>> Clique para ver o Edital do Enem 2016

Dúvidas sobre o Enem 2016 >> 0800616161

 

HORA DO ENEM 2016 / MECFlix/ 
Neste ano, o MEC lançou a plataforma “Hora do Enem”, com vídeos e material online gratuito para os alunos do ensino médio estudarem para o Enem.Os estudantes podem assistir às aulas das disciplinas em que eles precisam melhorar, por meio de uma biblioteca online, que recebeu o nome de “MECFlix”. Além das aulas online, os alunos podem assistir a uma aula sobre Enem diariamente na TV Escola, às 18h.

Simulados
O sistema também oferece simulados online, direcionados aos alunos que estão no 3º ano do
ensino médio. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril. Os próximos serão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Clique para acessar Hora do Enem 2016 



Clique para cessar o MECFlix

APLICATIVO ENEM 2016

O MEC também criou um aplicativo “Enem 2016” para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para iOS, Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda.

 

 

enem-2016-mec-estudanteMatérias das provas do Enem 2016
No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

NOVA DATA PARA 2016 – Segundo o Ministro da Educação Mercadante, o exame foi marcado para novembro por causa das eleições (em outubro), para que as provas sejam realizadas em um “clima de tranquilidade”. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

enem-2016-inscricoes-e-datas-de-provasO QUE É O ENEM?

O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para faculdades particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes, também permite participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame.

A prova do Enem funciona como uma espécie de processo seletivo unificado de entrada na faculdade, no ensino superior, e está mais evidente no Brasil, uma vez que é um sistema válido e escolhido por muitas universidades para receber os estudantes.

O MEC espera que aproximadamente 8 milhões de estudantes façam as inscrições em todo o Brasil em 2016. O cartão de confirmação deverá ser acessado pela internet, assim como em 2015. Por segurança o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irá coletar as impressões digitais de todos os candidatos (em algum momento do exame, ainda não determinado) para evitar futuras fraudes, além do uso de porta- objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais.