Simulado do Enem 2016 do MEC e Geekie Games poderá ser acessado sem bloqueio;veja informações e como fazer inscrição Enem

enem-2016-incricoes-datas-de-provas

O 1º simulado do Enem 2016 promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Geekie Games terá uma ‘reprise’ neste fim de semana. Após procura de 584 mil estudantes pelo simulado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministério decidiu liberar o acesso ao 1º simulado para todos os interessados (a proposta inicial do Ministério da Educação era a de que que os simulados fossem liberados apenas aos concluintes do ensino médio).

A prova vai ficar novamente disponível na plataforma ‘Hora do Enem’ de 8h de sábado (7 de maio) até as 20h de domingo (8 de maio). O site Hora do Enem oferece programa de TV, plataforma de estudos, videoaulas e simulados.

Como participar do simulado?
Para participar, o interessado deve se cadastrar no sistema online e realizar a prova em até quatro horas. O simulado terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração das questões do Enem. O desempenho em cada simulado poderá ser conferido imediatamente após o término. No primeiro simulado, os cursos mais procurados pelos participantes foram os de medicina, direito, administração, psicologia, engenharia civil, enfermagem, odontologia,
educação física, arquitetura e urbanismo e medicina veterinária.

Mais simulados
Estão previstos ainda outros três simulados online para o Enem 2016: dia 25 de junho, 13 de agosto e o último, em 8 e 9 de outubro. As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo).

O que é a Hora do Enem?
O programa Hora do ENEM é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Nacional da Indústria (SESI), financiador do projeto. O “Hora do Enem” conta ainda com o apoio da Roquette Pinto Comunicação Educativa, gestora do contrato da TV Escola, canal público do MEC, e do Geekie Games, plataforma de estudos personalizado de preparação para o Enem.

geekie-games-plataforma-estudos-enemO que é Geekie Games?
A Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação, abriu em 24 de julho de 2014 o Geekie Games, a plataforma on-line de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).O site, de uso gratuito, oferece um plano de estudos personalizados para cada usuário e três simulados do Enem para ajudar na preparação dos estudantes.Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site.

Prova do Simulado -Clique e acesse o site Hora do Enem 2016 para todas as informações




Dúvidas mais comuns para cadastro para fazer o simulado

Site exibe tela pedindo para aguardar
De acordo com o Geekie Games, parceiro de conteúdo e tecnologia do MEC e responsável pelo simulado, o usuário que recebe o aviso vai conseguir acessar a plataforma. O expediente é uma estratégia, segundo o Geekie, para que “não entrem muitos alunos de uma única vez” na plataforma. “Basta você permanecer com a aba aberta e esperar para que seu acesso ao Geekie Games seja liberado”, informa.

> Segundo os responsáveis, o simulado só pode ser realizado online (no computador ou celular)

> É preciso ter um tipo específico de celular  para fazer o simulado?
No celular, o aplicativo funciona somente para Android. Os responsáveis afirmam que é possível ter uma boa experiência com o Geekie Games a partir de uma conexão 2G, 250 kbps.

> Para quem não tem internet em casa
Aqueles participantes que não têm acesso à internet tiveram até o último dia 20/04 para solicitar um local de prova – universidades, institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais. Foram oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o país.

Em caso de dúvidas com a plataforma, o suporte ocorre no link  http://goo.gl/QcGEvD

enem-2016-mec-estudante

O que é o Enem?  O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes, também permite participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame.

Inscrições para o Enem 2016 começam segunda-feira dia 09 de maio

O Enem 2016 tem novas regras. As inscrições do exame começam às 10h de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechado às 13h. As datas foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

>>CLIQUE PARA FAZER INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2016




A taxa de inscrição no Enem é de R$ 68 e o boleto poderá ser pago até o dia 25 de maio. O pagamento agora pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios

Para participar, os alunos deverão acessar a o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o RG e CPF em mãos, informar um endereço de e-mail e um número de celular pessoal válidos, para receber comunicados dos organizadores. Também serão solicitados o nome do município em que o aluno realizará a prova e a opção de língua estrangeira que será cobrada no exame (Inglês ou Espanhol).       >> Edital do Enem 2016 

 

Dúvidas sobre o Enem 2016 >> 0800616161

calendario-enem-2016-inscricoesINSCRIÇÃO > 9 de maio até 20 de maio    

 PROVA >  5 e 6 de novembro

PORTÕES > Abrem às 12h; fecham às 13h

TEMPO DE PROVA – Sábado: 4 horas e 30 minutos – Domingo: 5 horas e 30 minutos

TAXA DE INSCRIÇÃO – R$ 68  > PAGAMENTO DA TAXA – Até 25 de maio em bancos e lotéricas