Lionel Messi e o pai são condenados à 21 meses de prisão por Fraude Fiscal na Espanha; direção do Barcelona divulga nota oficial

 

messi-condenado-prisao-barcelona-espanhaA notícia sobre a condenação do jogador argentino Lionel Messi veio a público nesta quarta-feira (06 de julho). O atacante do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão, por uma fraude fiscal na Espanha. O julgamento do jogador aconteceu no início de junho, no tribunal provincial de Barcelona, antes da disputa da Copa América Centenário 2016. Jorge Horacio, pai do craque argentino, também foi condenado a 21 meses. Ambos, porém, não devem ter que cumprir a condenação na cadeia.

Na Espanha, os juízes costumam suspender a necessidade de prisão quando as penas não ultrapassam dois anos de duração e quando os réus não carregam antecedentes penais. Assim, Messi e seu pai não precisam permanecer na cadeia. Além da prisão, o tribunal condenou ambos a pagar uma multa total de cerca de 3,7 milhões de euros. Messi e o pai ainda podem recorrer da condenação.

 

messi-tribunal-espanha-barcelona-2016
Messi em Tribunal na Espanha para audiência sobre fraude fiscal, em junho (Foto: Reuters)

A acusação
O tribunal julgava Messi e seu pai, Jorge Horacio, pela acusação de ambos terem deixado de recolher impostos no valor de 4,1 milhões de euros, através de um esquema que envolvia empresas em paraísos fiscais. A fraude dizia respeito aos ganhos de direitos de imagem do jogador entre 2007 e 2009, quando o argentino despontou com a camisa do Barcelona. A Procuradoria de Barcelona pedia um ano de prisão somente para o pai do atacante e solicitava que o jogador fosse absolvido. Messi e o pai ainda podem recorrer da condenação.



 

Messi em fase difícil

A condenação faz parte de mais um capítulo da má fase de Messi. Após desperdiçar um pênalti e ver a Argentina ser vice-campeã da Copa América pelo segundo ano consecutivo, novamente diante do Chile, Messi anunciou que não jogaria mais pela seleção.

A decisão, além de possivelmente causada pela frustração de mais um título perdido, também se insere em um contexto de conflito com a Associação de Futebol da Argentina (AFA). A entidade vive uma crise institucional que ameaça até a participação da equipe masculina de futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Outros jogadores, como Agüero, Mascherano e Higuaín, seguiram a atitude de Messi e indicaram que não jogarão mais pela seleção. Na terça-feira, o técnico Gerardo “Tata” Martino, que não recebia salário há oito meses da AFA, pediu demissão.

Barcelona divulga Nota Oficial

A direção do Barcelona classificou como “injusta” a pena de Messi a 21 meses de prisão, decisão tornada pública nesta quarta-feira. O jogador delegava totalmente sua gestão financeira ao familiar e, por isso, dirigentes do Barça acreditam que ele não deveria ter
sofrido qualquer punição, segundo informou o jornal “Mundo Deportivo”. O pai Jorge Messi afirmou que seguia apenas as indicações dos seus assessores fiscais.

Apesar da sentença, os dois não devem precisar cumprir a pena já que nenhum deles tem antecedentes criminais e a condenação é inferior a dois anos. Eles ainda podem recorrer ao Supremo Tribunal da Espanha. A família de Messi já havia depositado € 5 milhões para o pagamento de impostos devidos.




O Barcelona manifestou-se em apoio à família Messi:

“O FC Barcelona expressa todo o seu apoio a Leo Messi e a seu pai, em relação com a condenação por fraude fiscal contra ambos em sentença da Audiência Provincial de Barcelona conhecida hoje. O clube, de acordo com o critério expressado pelo Ministério Fiscal, considera que o jogador, que já regularizou sua situação diante da Agência Tributária espanhola, não tem nenhum tipo de responsabilidade penal em relação aos fatos deste procedimento.

O FC Barcelona continua à disposição de Leo Messi e de sua família para apoiá-lo em todas aquelas iniciativas que decida empreender em defesa de sua honra e seus legítimos interesses”.

Messi está em férias nas Bahamas com a sua família antes de retornar ao trabalho no Barcelona.

>> Clique para ver mais notícias, atualidades em destaque – Brasil e Mundo