Boeing 777 da Emirates Airlines pega fogo durante pouso em Dubai

aviao-da-emirates-pega-fogo-durante-pouso-em-Dubai
Passageiros disseram que avião pousou de “barriga” e que trem de pouso poderia ter fahado

Um Boeing 777-300 da Emirates Airlines que havia saído da Índia sofreu um acidente durante o pouso no Aeroporto Internacional de Dubai nesta quarta-feira (3-ago). De acordo com um porta-voz do aeroporto, todos os 275 passageiros e membros da tripulação foram retirados com segurança do avião antes das chamas tomarem conta da aeronave.




Um vídeo postado em uma rede social mostra uma grossa faixa preta de fumaça saindo do avião em chamas. Por uma questão de segurança todas as decolagens e pousos em Dubai foram suspensos por conta do incidente.

De acordo com gravações do controle de tráfego aéreo da Aviation Herald, site que monitora acidentes aéreos, controladores de voo em Dubai lembraram à tripulação do Boeing que baixasse o trem de pouso assim que teve início o processo de descida. Pouco depois, porém, a tripulação afirmou que estava abortando o pouso para “dar a volta”, o que acabou não ocorrendo.

Não está claro se o trem de pouso estava acionado quando o avião tocou o solo, às 12h45 locais (5h45 em Brasília) mas o nível de tecnologia empregada em aeronaves de grandes portes não daria brecha para que em um eventual esquecimento do piloto os computadores da aeronave emitiriam vários avisos para o acionamento do trem de pouso. Uma família de passageiros que não quis se identificar afirmou à uma agência de notícias que o equipamento não funcionou e que a aeronave pousou “de barriga”.

Ainda não se sabe ao certo as causas reais do acidente. Segundo a Boeing, a empresa monitora a situação em Dubai e irá trabalhar com a Emirates para reunir mais informações.