Cerimônia de encerramento das Paralimpíadas Rio 2016; Veja programação completa

cerimonia-encerramento-jogos-paralimpicos-rio-2016
Um dos pontos altos da cerimônia de abertura foi a apresentação do maestro João Carlos Martins ao toca o Hino Nacional no piano

O comitê organizador dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 anunciou ao longo dessa semana uma série de atrações para a cerimônia de encerramento do evento que acontecerá no estádio do Maracanã no domingo (18-set) e que terá transmissão ao vivo pelo site do Portal da RMC.

A cerimônia de domingo irá oferecer emoção extra com a retrospectiva dos melhores momentos das competições e a passagem da bandeira Paralímpica para Tóquio, próxima sede dos Jogos em 2020.

O Comitê Organizador e os diretores da cerimônia decidiram fazer do evento um espetáculo musical, deixando para trás as apresentações teatrais das outras cerimônias. Foi extinto o desfile das delegações (que tomava um certo tempo da cerimônia) para que os atletas possam assistir ao show. Eles entrarão antes da contagem regressiva e verão sentados as apresentações, que acontecerão num palco iluminado com luzes de LED na ala sul do Maracanã.

Na abertura, o atleta Aaron Wheelz abriu a cerimônia descendo uma rampa e gigante e dando um salto mortal ao aterrizar. O encerramento também terá acrobacias de cadeirantes, desta vez, no palco.

 




Google Tradutor
Depois de ajudar brasileiros a se comunicarem com estrangeiros de vários países nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016, o Google Tradutor será o grande mestre de cerimônia no encerramento dos Jogos neste domingo.

Segundo o Google, a voz inconfundível do aplicativo tradutor e também a sua “identidade visual”, vão aparecer no telão montado pelo comitê olímpico no Maracanã para traduzir discursos e, o torná-los acessíveis a todos os participantes da festa com deficiência auditiva.

O recurso irá funcionar da seguinte forma, no telão, todos poderão visualizar o que está sendo anunciado em texto e, em seguida, simultaneamente, traduzidos para inglês, português, e outros idiomas.

Atrações musicais
Além de Ivete a cerimônia ainda terá; Gaby Amarantos, Vanessa da Matta, Céu, Saulo Fernandes, Saulo Lucas, Armandinho, Andreas Kisser, Jonathan Bastos, Naçao Zumbi, Dream Team do Passinho, Nego do Borel, Calum Scott (cantor e compositor inglês).

artistas-encerramento-paralimpiadas
Cerimônia de encerramentos dos jogos contará com vários artistas no domingo

O cantor Saulo Fernades irá cantar o sucesso “One love”, de Bob Marley, vestido com uma calça estampada com os rostos de paratletas participantes dos jogos e uma camisa com um grande coração.

A programação também terá seus momentos inclusivos, como a participação do grupo Batuqueiros do Silêncio, formado por jovens surdos de Recife, e dançarinos profissionais que farão acrobacias em cadeira de rodas. O Hino Nacional brasileiro será cantado por Saulo Laucas, cantor com deficiência visual. Haverá também um encontro entre Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, Armandinho e Jonathan Bastos, que toca guitarra com os pés.

O músico Pedro Martins tocará o Hino Paralímpico na companhia de Mestrinho, herdeiro da escola de acordeão nordestina.

Música exclusiva
Os Jogos Paralímpicos ainda ganharão uma música de celebração exclusiva “Transformar”, que será cantada por Ivete Sangalo e o britânico Calum Scott.




Mensagem do Papa
O Papa Francisco enviou uma mensagem para saudar os paratletas. O Pontífice falou da amizade e do crescimento que esses esportistas vão ter por disputarem o maior evento do planeta. “Uma saudação a todas as atletas e os atletas participantes nas Paraolimpíadas: que o esporte seja ocasião de crescimento e de amizade”, escreveu o Papa.

Venda de ingressos
As vendas de ingressas somaram números recordes na edição do Rio, dos 2,5 milhões de ingressos disponibilizados pelo Comitê Rio 2016, restam cerca de 350 mil ingressos que podem ser adquiridos até sexta-feira (16). Os ingressos para a cerimônia de encerramento dos jogos ainda podem ser comprados pela internet entre R$ 100,00 a R$ 1.000,00.

O grande momento da cerimônia será a forma em que a pira paraolímpica será apagada, diretores dicidiram manter em segredos os detalhes.

Serviço:
Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos 2016
Data: Domingo, 18 de setembro
Horário: Das 19h30 às 22:00h