Campanha de Multivacinação 2016 em todo Brasil tem como objetivo principal regularizar carteira de vacinação; veja vacinas oferecidas e vídeo sucesso na internet

vacinacao-2016-ministerio-da-saude-brasil

 




Começa em todo o Brasil nesta segunda-feira (19 de setembro) a Campanha de  “multivacinação” que incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para por em dia a carteira de vacinação.

Segundo Ana Goretti Kalumi, do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal dos adolescentes no Brasil ainda não é adequada, por isso a campanha incluiu essa faixa etária.

 




A campanha oferece 14 vacinas:
– Hepatite A – VIP – Meningocócica C – Rotavírus
– HPV – Pneumo 10 – Febre amarela – Varicela
– Pentavalente – Tetraviral – Dupla adulto
– DTP – Tríplice viral – VOP (poliomielite)

 

>>As doses ficam disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer posto.A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto. Este ano, porém, ela foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão.

>> Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão ora, a gotinha. Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. As alterações foram anunciadas em janeiro.

campanha-naciona-multivacinacao-2016Mudanças na vacinação, veja como fica:
HPV  –  Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.
Poliomielite –  Como fica: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses (ambas de gotinha) e aos 4 anos (dose injetável)
Pneumonia –   Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.
Meningite –   Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.




> Campanha Nacional de Multivacinação

Data: de 19 a 30 de setembro
Vacinação e atualização da carteira de vacinação
Idade: crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos
** Procure um posto de saúde mais próximo a partir de segunda-feira – 19 de setembro

>> O vídeo da campanha inclui, além do Zé Gotinha, os personagens da “Carreta Furacão”, trenzinho de Ribeirão Preto-SP que faz sucesso na internet com milhões de visualizações no YouTube. Participam da campanha personagens como Mickey, Capitão América, Fofão, da “Carreta Furacão”, e Papai Noel, Fada do Dente e Coelho da Páscoa, originais da campanha de vacinação. A ideia é mostrar que, com “todo mundo unido, fica mais protegido”.

Trenzinho Carreta Furacão
Inspirado nos trens de rua que animavam festas infantis entre os anos de 1980 e 1990, a carreta faz sucesso há seis anos, após atrair adultos que passaram a seguir Fofão, Mickey, Popeye, Capitão América e um palhaço pelas ruas de Ribeirão ao som de funk e pagode.