Receita Federal libera consulta da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016

restituicao-imposto-de-rendaA Receita Federal liberou na quinta-feira (08-set), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 (IRPF). No lote estão sendo liberadas também restituições que estavam na malha fina dos exercícios de 2008 a 2015. O crédito dos valores do lote contempla 2.106.171 de contribuintes e serão realizados no próximo dia 15 de setembro.




Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (146). A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Até o final do ano, a Receita vai liberar outros três lotes de restituição do imposto de renda, com crédito previsto para as datas de 17/10, 16/11 e 15/12. O contribuinte que não foi incluído nesse lote pode se adiantar e verificar se há pendências em sua declaração e evitar a malha fina. Essa verificação pode ser feita no e-CAC, Centro Virtual de Atendimento da Receita.

 

Passo a passo para consultar restituição na Receita Federal

– Acesse o site da Receita:
www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

– Digite o CPF, data de nascimento e o código de segurança exibido na página

– Se tiver sido incluído no lote, o site informa a data do crédito (15/9) e a conta em que o recurso será depositado

– Se a informação for a de que a declaração ainda está na base de dados da Receita, é recomendável que o contribuinte entre no link do E-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx) para verificar possíveis pendências no documento

– A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para smartphones e tablets, ou pelo Receitafone, número 146.