Enem 2016: veja todas as informações-próximo simulado;data de provas;plataforma de estudos;como acessar Hora do Enem;Geekie Games e MCFlix

enem-2016-datas-provas-geekie-games-hora-do-enem-inscricoes

O Enem 2016 está chegando e teve recorde de inscrições. O Exame Nacional do Ensino Médio registrou quase 10 milhões de inscritos: foram 9.276.328 pessoas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação. Em relação ao exame de 2015 (8.478.096 inscritos), a edição deste ano registrou alta de 9,4%. As inscrições do exame começaram no dia 9 de maio e se encerraram dia 20 de maio, com a taxa de R$68.




O que é o Enem?
O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes, também permite participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

>> DATA DAS PROVAS ENEM 2016

As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro (sábado e domingo). Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.

Quem pode fazer / participar do Enem?
Em geral, qualquer indivíduo pode se inscrever no processo seletivo do ENEM, sem considerar a idade ou a condição financeira da pessoa. Entretanto, é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. Também podem participar alunos de pós-graduação ou pessoas que já concluíram os estudos a mais tempo, já que o propósito maior desse tipo de sistema de seleção é o de democratizar o acesso das pessoas ao ensino superior, de acordo com o MEC.




Plataforma de estudos – HORA DO ENEM 2016 / MECFlix/ 
Neste ano, o MEC lançou a plataforma “Hora do Enem”, com vídeos e material online gratuito para os alunos do ensino médio estudarem para o Enem.Os estudantes podem assistir às aulas das disciplinas em que eles precisam melhorar, por meio de uma biblioteca online, que recebeu o nome de “MECFlix”. Além das aulas online, os alunos podem assistir a uma aula sobre Enem diariamente na TV Escola, às 18h.

>> Clique para acessar Hora do Enem 2016

 

>> Clique para cessar o MECFlix 

geekie-games-plataforma-estudos-enem-2016O que é Geekie Games?
É uma plataforma on-line de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O site, de uso gratuito, oferece um plano de estudos personalizados para cada usuário e três simulados do Enem para ajudar na preparação dos estudantes. Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. O Geekie Games Enem é a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC e que ajuda milhões de estudantes na preparação e aprovação no vestibular.

 

>>Clique para acessar o Geeike Games

>> Em caso de dúvidas com a plataforma, o suporte ocorre no link >>  http://goo.gl/QcGEvD




SIMULADOS
O sistema também oferece simulados online, direcionados aos alunos que estão no 3º ano do ensino médio. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril , também nos dias 25 de junho e 13 de agosto . Os últimos simulados acontecem de 08 a 16 de outubro.
Todos os estudantes já cadastrados na Plataforma de Estudo Hora do Enem terão acesso a área dos simulados. Os não cadastrados podem se cadastrar.

Importante
Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site geekiegames e acessar o teste na aba de simulados.


>> Clique aqui para se cadastrar para participar do simulado, caso ainda não tenha feito cadastrado

>> Clique e saiba mais sobre os simulados, dúvidas, Hora do Enem

enem-2016-mec-estudante-provas-inscricoesMatérias das provas do Enem 2016
No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

>> NOVA DATA PARA 2016

Segundo o Ministro da Educação, o exame foi adiado para novembro por causa das eleições, para que as provas sejam realizadas em um “clima de tranquilidade”. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos. O cartão de confirmação deverá ser acessado pela internet, assim como em 2015. Por segurança o Inep irá coletar as impressões digitais de todos os candidatos (em algum momento do exame, ainda não determinado) para evitar futuras fraudes, além do uso de porta- objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais.




Onde serão aplicadas as provas?

As provas serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no cartão de confirmação da inscrição, disponível na página do participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. O participante escolhe, no ato de inscrição, o município onde deseja realizar sua prova.

Dúvidas sobre o Enem 2016 >> 0800616161 – Clique para acessar o Site do Participante e acompanhar inscrição 
calendario-enem-2016-inscricoes>> CALENDÁRIO ENEM 2016
INSCRIÇÃO > 9 de maio até 20 de maio

SIMULADOS > 30 de abril, 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro (sábado e domingo)

PROVAS > 5 e 6 de novembro

PORTÕES > Abrem às 12h; fecham às 13h
INÍCIO DA PROVA : 13h30

TEMPO DE PROVA – Sábado: 4 horas e 30 minutos – Domingo: 5 horas e 30 minutos