Veja as datas dos feriados prolongados no Brasil em 2017; ano terá vários pontos facultativos

O ano de 2017 será marcado pelos feriados prolongados já a partir do dia 28 de fevereiro durante o carnaval, o brasileiro aproveita muito bem estes momentos de folga para viajar ou simplesmente não fazer nada. Ao todo, serão 11 feriados nacionais (cidade de São Paulo 12) ou pontos facultativos nacionais prolongados, sendo o dia 15 de novembro (Proclamação da República) em uma quarta-feira, os demais ocorrerão nas segundas ou quintas-feiras.




Os meses de março,  julho e agosto serão os únicos sem feriadão durante o ano. Ainda assim, 2017 se comparado ao ano passado será o ano dos feriados, já que 2016 teve apenas dois finais de semana prolongados com feriados nacionais.

Para o paulistano (São Paulo Capital) o ano ainda terá uma folga maior, já que o aniversário da capital paulista ocorre no dia 25 de janeiro, uma quarta-feira. Feriados em que ocorrem dias chamados de “ponte”, acontecem quando antecede um feriadão ex: Carnaval o feriado oficial é na terça-feira, mas na segunda ocorre o ponto facultativo que é uma espécie de “feriado”, decretado pelos governos em dias úteis, nas datas especiais o decreto é válido apenas para os servidores das repartições públicas, mas muitas empresas privadas costumam conceder o dia a seus funcionários.

O calendário de Feriados e Pontos Facultativos foi estabelecido por meio do Decreto de nº 32.554, de 19 de dezembro de 2016. Os feriados declarados em leis municipais serão observados pela administração do Estado, em suas respectivas localidades de funcionamento, conforme instituído no artigo 3º do Decreto.

.
Feriados prolongados em 2017:

» 25 de janeiro – Aniversário de São Paulo
* Quarta-feira

» 28 de fevereiro – Carnaval
* Sábado, domingo, segunda (ponte) e terça

» 14 de abril – Semana Santa
Sexta, sábado e domingo

» 21 de abril – Tiradentes
Sábado, domingo e segunda




» 1º de maio – Dia do Trabalho
Sábado, domingo e segunda

» 15 de junho – Corpus Christi
Quinta, sexta (ponte), sábado e domingo

» 7 de Setembro – Independência do Brasil
Quinta, sexta (ponte), sábado e domingo

» 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
Quinta, sexta (ponte), sábado e domingo

» 2 de novembro – Finados
Quinta, sexta (ponte), sábado e domingo

» 15 de novembro – Proclamação da República
Quarta

» 2o de novembroDia Nacional da Consciência Negra
Segunda-feira

» 25 de dezembro – Natal
Sábado, domingo e segunda