Universidades começam a convocar estudantes da lista de espera do Sisu 2017

Começa a partir desta quinta-feira (16-fev) a convocação dos estudantes que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. Estudantes que confirmaram interesse em participar da lista devem acompanhar as informações junto às instituições pois a partir deste momento o processo é realizado pelas faculdades e não envolve mais o Ministério da Educação. Ao todo, o Sisu ofereceu mais de 238 mil vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.




A lista de espera é válida para os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera estava restrita à primeira opção de vaga do candidato.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenham tirado nota zero na redação. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

A adesão à lista de espera era restrita à primeira opção de curso do candidato. Os que foram selecionados para a segunda alternativa poderiam concorrer ao curso prioritário mesmo que tivessem efetuado matrícula.

O que é Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).