Ao vivo: Encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em Pernambuco; Veja o significado da Páscoa e Paixão de Cristo

encenacao-paixao-de-cristo-nova-jerusalem
Espetáculo no agreste de Pernambuco já foi assistido por cerca de 3,8 milhões de pessoas

Encenada em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, a Paixão de Cristo foi iniciada nos anos 50 reúne nos dias de hoje cerca de 50 atores e mais de 500 figurantes para contar a história de Jesus Cristo em uma réplica da cidade de Jerusalém. O local que tem 100.000m², tem uma muralha de pedras de 9 metros de altura e 70 torres resguardando nove palco-plateias.




A temporada 2017 segue suas apresentações diárias até o dia 15 de abril (sábado) com ingressos que variam de R$ 100,00 a R$ 140,00. A encenação de sábado (15) último dia da apresentação terá transmissão ao vivo no Portal.

Já assistido por cerca de 3,8 milhões de pessoas, a encenação é uma das principais atrações turísticas do Brasil na Semana Santa. Todos os anos, o espetáculo atrai, por dia, uma média de 7 mil expectadores que acompanham a encenação como se fossem o povo de Jerusalém que acompanhava o desenrolar dos acontecimentos dos últimos dias de Jesus. São pessoas de todas as idades, vindas de várias regiões do país e do exterior.

> O feriado da Semana Santa 2017 é entre sexta-feira, 14 de abril , e domingo, 16 de abril – Domingo de Páscoa)

Veja também:
Celebrações de Páscoa ao vivo direto do Vaticano com o Papa Francisco

muralhas-nova-jerusalem-pernambuco
Muralhas foram construídas no local entre 1962 a 1968. Neste período, não houve a encenação da Paixão de Cristo

Para marcar as comemorações do jubileu de ouro da encenação foram introduzidas novas cenas, renovação figurinos e apresentação de um elenco de artistas convidados como Rômulo Arantes Neto (Jesus), Letícia Birkheuer (Maria), Joaquim Lopes (Pilatos), Aline Riscado (Herodíades), Adriana Birolli (Madalena), Raphael Vianna (Herodes) e Jesus Luz (Apóstolo João). Entre as novidades deste ano os personagens Herodíades (Aline Riscado) e Herodes (Raphael Vianna) surgem em uma gigantesca carruagem dourada conduzida por 16 escravos mascarados.




O que significa a Paixão de Cristo?
A Paixão de Jesus Cristo para os católicos descreve os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua morte. Este evento, a crucificação de Jesus, é um evento central às crenças cristãs. Nele se inserem todos os episódios da Última Ceia e a morte na cruz. O termo “paixão” provém do latim passio, que indica sofrimento. Para os cristãos a morte de Jesus Cristo representa o fim dos sofrimentos e a vitória sobre a morte e o pecado. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, baseada na vontade de Deus.

O que é a Páscoa?
Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na “Sexta Feira Santa“, onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no “Domingo de Páscoa“, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.




A Semana Santa é a última semana da Quaresma, período em que é comum os fiéis cristãos permanecerem por 40 dias em penitências. A Páscoa é classificada como uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo. A comemoração da Páscoa, no entanto, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.

A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. O termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”.

Como é a Páscoa nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos em algumas regiões, como em Nova Iorque, acontecem desfiles de Páscoa onde as pessoas se vestem de coelhinho. Um almoço de domingo tradicional é composto por pernil ou cordeiro, legumes e pães. É muito comum também nesta época, encontrar algumas casas decoradas com coelhos de gesso nas portas, guirlandas de ovos coloridos, cenourinhas de plástico espalhadas pela grama, etc.