Acordo entre Brasil e França facilita intercâmbio de brasileiros para viagem a trabalho ou turismo; veja como participar

trabalhar-na-franca-por-um-anoUm acordo bilateral entre Brasil e França passa a partir de agora a facilitar o intercâmbio de jovens com idade entre 18 e 30 anos. O programa intitulado de “Férias-Trabalho” permite que brasileiros possam morar e trabalhar por até um ano no país europeu, sem nem mesmo precisar saber falar o idioma local com a chance de fazer uma viagem de descoberta cultural.



O programa ficará aberto por tempo indeterminado e a ideia é que o número de vagas cresça progressivamente ao longo dos anos, conforme o número de interessados. A Embaixada não precisou um número, mas disse esperar que a procura seja alta, “levando em consideração a influência da cultura, modernidade e civilização francesas no Brasil“. Em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai o programa de intercâmbio já existe há 20 anos.

Segundo a embaixada da França no Brasil “A experiência profissional adquirida, para além de uma simples forma de completar seus recursos financeiros, permite a descoberta da sociedade do país de acolhimento e de seu modo de vida“. Ainda de acordo com a embaixada solicitar o visto “férias-trabalho” é bem simples. Apesar de não ser exigido, o conhecimento da língua francesa é recomendado.

Veja as condições necessárias para participar do programa.

Para o visto é preciso:
O pedido de visto deve ser feito junto à representação diplomática ou consular do país em questão.

O visto de longa duração será válido por um ano e deve ser solicitado com uma antecedência máxima de dois meses em relação à data desejada para a viagem. A duração da estadia não pode exceder um ano, a não ser por meio de um dispositivo específico, sem possibilidade de prorrogação. A princípio, não é possível mudar o estatuto durante a estadia. A duração do trabalho em um mesmo empregador pode, além disso, ser limitada.



Para participar é necessário:
– Não ter sido beneficiado por esse programa no país em questão;
– Ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto;
– Não partir com crianças sob seus cuidados:
– Ser titular de um passaporte válido;
– Adquirir uma passagem aérea de volta ou recursos suficientes para comprar a passagem de volta;
– Dispor de recursos financeiros necessários para atender às suas necessidades no início da estadia;
– Apresentar uma carta de motivação e um curriculum vitae;
– Apresentar um atestado médico e um certificado de nada consta;
– Dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados à doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia.

Ir para o site da embaixada da França no Brasil