Ao vivo: Casamento real entre o Príncipe Harry e Meghan Markle; veja os detalhes da cerimônia

Cerimônia
Cerimônia de casamento acontece neste sábado (19-mai) com transmissão ao vivo no Portal

Queridos por muitos e não apenas pelos ingleses, a família real britânica sempre esteve nos holofotes da imprensa mundial, ainda mais quando o assunto é casamento. Os últimos enlaces matrimoniais entre o príncipe Charles e a princesa Diana em 1981 já parava o mundo, o filho do casal príncipe William e Kate Middleton em 2011 tiveram uma atenção tão grande quando os pais, agora dia 19 de maio (sábado) é a vez do caçula se casar, o príncipe Harry e a atriz canadense Meghan Markle que certamente terão a maior de todas as coberturas já realizadas pela imprensa e que poderá ser acompanhada tanto pela TV quanto pela internet.

O portal da RMC transmite ao vivo o casamento real a partir das 06:00 a cerimônia deverá ocorrer por volta das 08:00 na capela St. George’s no palácio de Windsor, a residência favorita da rainha Elizabeth II. Como no Brasil existe o fuso horário, estamos quatro horas atrás do horário inglês.



Logo após a cerimônia o casal Harry e Markle receberá o título nobiliárquico. Segundo alguns especialistas, é muito provável que a rainha Elizabeth conceda ao casal o ducado de Sussex, pois é um título que não está na família real desde 1843. Na monarquia britânica, o título de príncipe e princesa só é outorgado a quem nasceu na realeza, o que significa que os filhos de Harry e Meghan serão assim chamados.

O deão (responsável pela igreja) de Windsor, David Conner, celebrará a cerimônia, enquanto o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana (ou Igreja da Inglaterra), se encarregará de receber os votos matrimoniais. Na linha de sucessão ao trono, Harry atualmente ocupa o sexto lugar, atrás de seu pai, o príncipe Charles, de seu irmão William, e de seus três sobrinhos George, Charlotte e Louis (filhos de William e Kate).

Vestido de Markle
Meghan Markle parece ter escolhido não só um, mas dois vestidos, para seu casamento a criação a que tudo indica deverá ser de Ralph & Russo, dos designers australianos Tamara Ralph e Michael Russo ao custo de 100 mil euros (R$430mil). A noiva, contudo, não deve ser a única a dar sua opinião sobre os modelos, antes mesmo da cerimônia os modelos devem ser aprovados pela rainha Elizabeth como manda a tradição.



Lista de convidados
Cerca de 600 pessoas foram convidadas para assistir à cerimônia e participar da recepção e almoço no salão São Jorge do Castelo de Windsor. O príncipe Harry escolheu seu irmão William para padrinho, já Markle optou por não ter dama de honra, já que “tem muitas amigas próximas e não quer escolher entre elas”. A noite apenas 200 convidados irão para a festa mais restrita em Frogmore House, residência real ao sul do castelo.

Outras 2.640 pessoas foram convidadas para os arredores do Castelo de Windsor para ver a chegada e a saída dos noivos em sua carruagem, incluindo representantes de organizações de caridade e veteranos militares. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, não foram convidados. O ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle Obama, amigos pessoais de Harry não puderam ser convidados por uma questão política dada a recusa por Trump. A cerimonia deverá se acompanhada nos arredores do castelo de Windsor por cerca de 100 mil pessoas entre britânicos e turista de todo o mundo.