Exposição sobre a obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica Pau Amarelo tem entrada gratuita em São Paulo

Exposição
Exposição fica em cartaz até o dia 1º de dezembro com entrada gratuita – foto: Aryanne Valgas

Entre os dias 1º de julho a 1º de dezembro de 2018, a Biblioteca Monteiro Lobato em São Paulo, recebe a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”. A exposição que tem entrada gratuita é dividida em três ambientes. É possível encontrar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como; Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde, Dona Benta, Tia Nastácia, Cuca e Saci entre outras obras literárias e passagens de vida do autor, considerado um dos grandes mestres da literatura brasileira.



Os visitantes serão recepcionados por um corredor colorido com os tons do arco-íris, simbolizando um portal. É o Túnel do Pirlimpimpim, em que o teto vai diminuindo de tamanho para dar a sensação de que as pessoas estão ficando pequenas e voltando a ser criança.

Ao atravessar a passagem, os visitantes chegam ao ambiente Sítio do Picapau Amarelo, onde um gigante livro pop-up aberto permite uma interação com os personagens do sítio, confeccionados em madeira bidimensional.

Por fim, no terceiro ambiente, localizado no foyer (lado externo) da biblioteca, ficam cinco livros gigantes, abertos na vertical, que servem como espaço expositivo sobre a vida e a obra do autor.

Sobre Monteiro Lobato
Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Monteiro Lobato é responsável pela criação de figuras fascinantes da literatura infantil brasileira. Seus personagens Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília e o sabugo de milho Visconde de Sabugosa foram alguns dos personagens que marcaram diversas gerações – sobretudo pelo programa Sítio do Picapau Amarelo, veiculado na TV durante tantos anos.

Em sua carreira, em 1918 conseguiu fundar a primeira editora brasileira de livros, antes impressos em Portugal. Ele também publicou e traduziu obras clássicas da literatura infantojuvenil mundial, mas foi com o seu trabalho de escritor que ele se destacou, produzindo 26 títulos infantis.



Serviço:
O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
End.: Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque – São Paulo
Data: de 1 de julho a 1 de dezembro de 2018
Horários: De segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 14h
Entrada gratuita