INSS começa a agendar pedidos de aposentadoria pela internet e telefone; veja todos os serviços oferecidos

pedido-aposentadoria-online-inss
Salário-maternidade e aposentadoria por idade estão entre os serviços disponíveis on-line ao cidadão

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começo o agendamento de atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.



Até então, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou pelo celular. O sistema oferece um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS. A partir desta quinta-feira (24-maio), serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo nas agências (quando o cidadão chega, pega senha e aguarda ser chamado) passarão a ser realizados com dia e horário marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.



Como funciona
A central de serviços Meu INSS é acessível pelo computador ou celular. Basta se cadastrar e obter a senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços exigem a senha.

O que você pode resolver ou consultar sem precisar ir à agência

Aposentadoria por Idade
Informa se o benefício pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, o sistema irá direcionar o cidadão para agendar atendimento em uma agência.

Salário Maternidade
Idem à busca da Aposentadoria por Idade.

Extrato Previdenciário (CNIS)
Histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa seja empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado.



Extrato de Empréstimo Consignado
Todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Agende sua Perícia
Específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.

Resultado de Perícia
Consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho.



Histórico de Crédito de Benefício
É usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais, como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, programas educacionais etc.

Extrato de Imposto de Renda
É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Agendamentos/Requerimentos
É possível solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e a distância.

Carta de Concessão
Documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício e a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial.



Encontre uma agência
Localizador de unidades de interesse mais próximas do local de quem procura por meio do CEP ou do município.

Consulta da Declaração – Consta/Nada Consta
Declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse “Nada Consta”.

Simulação de Tempo de Contribuição
Também conhecido como “Calculadora do INSS”, a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.

Consulta da Revisão de Benefício
Saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.