Anatel começa a notificar usuários em 10 estados sobre bloqueio de celulares piratas; saiba como consultar

bloqueio de celulares piratas
Segundo a Anatel, para saber se um celular é certificado basta procurar por um selo da Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou ontem a notificação de portadores de aparelhos de telefone celular irregulares em dez estados brasileiros (AC, ES, MS, MT, PR, RJ, RO, RS e TO). São considerados irregulares os aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pela Anatel. Nesses estados, a medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro de 2018. Quem estiver com o celular irregular receberá uma mensagem do número 2828, alertando sobre a Lei 9.472 e sobre um prazo específico em que o aparelho deixará de funcionar. O bloqueio total dos aparelhos irregulares será feito a partir de 8 de dezembro de 2018. (consulta do IMEI logo abaixo)



Os usuários de aparelhos irregulares nos estados da região Nordeste e demais estados das regiões Norte e Sudeste (incluindo São Paulo) receberão mensagens a partir de 7 de janeiro do ano que vem, e o bloqueio desses aparelhos ocorrerá a partir de 24 de março de 2019

Próxima fase
Goiás e o Distrito Federal foram os primeiros a fazer parte do programa de bloqueio. Nesses dois estados, 41.827 acessos de telefonia e internet móvel foram fechados em maio último — 0,3% do total nessas localidades.

Meu celular está irregular?
Segundo a Anatel, para saber se um celular é certificado pela agência basta procurar por um selo da Anatel, presente no carregador e no verso da bateria. É também recomendado verificar o IMEI para saber o status do celular.

O que é IMEI
Trata-se de uma sequência de números e caracteres especiais única para cada dispositivo, batizada de IMEI. Se você não conseguir visualizar o código, é possível acessá-lo digitando o código *#06# no aparelho. A sequência de caracteres é exibida na tela do celular.

Qual a utilidade?
O IMEI pode ser muito útil para a personalização de serviços nas operadoras. Além disso, é por meio da “impressão digital” dos aparelhos que as prestadoras desbloqueiam os celulares para que você possa utilizar o chip de outras empresas.



Consultar IMEI
A Anatel recomenda que se o aparelho for usado o atual proprietário obtenha o número do IMEI (digite em seu aparelho *#06#) e realize em seguida a consulta no site da Anatel.