IPVA 2019 SP: Veja como pagar; consultar multas; parcelamento; valores; licenciamento 2019

Os proprietários devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e  regularizar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. No dia 21 de janeiro, venceu o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, ou do parcelamento em três vezes do IPVA de 2019 para os veículos com final de placa 9.

O calendário de vencimento do IPVA terá sua sequência a partir de 11 de fevereiro. Os proprietários devem ficar atentos às datas de vencimento do imposto definidas de acordo com o final de placa para o pagamento à vista, sem desconto, ou para o pagamento da segunda parcela do imposto (veja calendário abaixo)



COMO PAGAR O IPVA

Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM – Registro Nacional de Veículo Automotor (número encontrado no documento do veículo) , e realizar o recolhimento do IPVA 2019.

Utilize os terminais de autoatendimento (caixa eletrônico), os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pelo Banco para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

Cartão de crédito
Também já é possível quitar o IPVA 2019 com cartão de crédito. Os interessados precisam comparecer pessoalmente a um dos endereços de atendimento das empresas credenciadas com o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o pagamento do imposto por meio das máquinas de POS (Ponto de Venda, do inglês Point of Sale).  As empresas terão autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação
com o contribuinte. >> Para saber mais sobre essa facilidade de pagamento, clique aqui



>> Para consultar as empresas credenciadas e seus endereços, clique aqui

A quitação pode ser de três maneiras: à vista com desconto de 3% (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2019.

GUIA SIMPLES DE ORIENTAÇÃO PARA PAGAR IPVA, DPVAT E LICENCIAMENTO


IMPORTANTE:

O pagamento do IPVA, do DPVAT e do licenciamento de VEÍCULOS NOVOS deve ser feito por meio do sistema de emissão de guias.

No caso de opção pelo pagamento no cartão,  à vista ou parcelado, as empresas credenciadas têm autonomia para definir taxas e/ou juros que incidirão sobre o valor total do débito que deve ser repassado aos cofres públicos.




>> Com o número do RENAVAM, é possível pagar o IPVA, o DPVAT e o licenciamento do veículo:

* nas agências lotéricas 
* nos canais de atendimento disponibilizados pelos bancos autorizados  (ex.: internet, caixa automático, guichê, ou débito agendado)

>> A quitação pode ser feita de três maneiras, de acordo com a data de vencimento da placa

* à vista com desconto de 3% (janeiro)
* à vista sem desconto (fevereiro)
* em três parcelas, de janeiro a março

IPVA ATRASADO
Realizar a consulta do IPVA atrasado é bem simples, para isso basta acessar o site do Detran, buscar pela opção “consulta de débitos do veículo” e então informar os seguintes dados:

A placa do veículo e o número do RENAVAM.    >>  Site do Detran SP



Como é o cálculo do IPVA?

Na tabela, localizar o modelo e ano do veículo para saber o valor venal e aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
Alíquota: 4%
Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)

> As alíquotas do imposto permanecem as mesmas para 2019. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis (“flex”) recolherão 4% sobre o valor venal.

> Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%.

> As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal.

> Os caminhões pagam 1,5%.

Calendário IPVA 2019

LICENCIAMENTO ANTECIPADO 2019



Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, como o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone 0800-170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no site > portal.fazenda.sp.gov.br

 

CONSULTE  AQUI  DÉBITOS  VINCULADOS  AO  VEÍCULO


Consultar valor e pendências do IPVA 2018


DPVAT – Mais informações sobre o DPVAT clique aqui



+ LINKS ÚTEIS:

Tabela de vencimentos do IPVA 2019

Consulta do IPVA por placa e RENAVAM

Consulta do IPVA por faixa do IPVA e ano de fabricação

Tabela com todos os valores do IPVA 2019