Apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2019

Apuração das Escolas de Samba do Rio de JaneiroCarnaval 2019 : Acompanhe a apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (06-mar) direto da Marquês da Sapucaí às 16:30.

Neste ano, 14 escolas disputam o título do carnaval 2019. São elas: Império Serrano, Viradouro, Grande Rio, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz, Unidos Da Tijuca, São Clemente, Vila Isabel, Portela, União Da Ilha, Paraíso Do Tuiuti, Mangueira e Mocidade.



Além da disputa pelo título, as escolas lutam também para se manterem no Grupo Especial, principal vitrine do carnaval carioca.

Neste ano, haverá algumas mudanças no processo de apuração, e uma das principais tem relação aos julgadores reservas. Até 2018, os nomes eram divulgados antes dos desfiles e suas notas eram utilizadas apenas em caso de problema na nota do julgador oficial. Neste ano, todos assistiram às apresentações na Sapucaí e o grupo de 36 titulares e 18 reservas será definido apenas horas antes do início da apuração, em reunião na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

A ordem de leitura de quesitos, que serve de critério de desempate, também será definida por sorteio. Se duas escolas terminarem empatadas, a que teve maior nota no último quesito será a campeã.

Ao todo, são nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. 

Serão contabilizadas quatro notas dos quatro julgadores titulares em cada quesito, sendo que a menor delas será desconsiderada no cálculo final. Os conceitos podem variar entre 9 e 10, com diferença decimal.

Desfile das Campeãs
No próximo sábado (09-mar), a partir das 21h00, o Portal transmitirá ao vivo o Desfile das Campeãs do Carnaval 2019 do Rio.