Bairro Betel poderá ser distrito de Paulínia

seta-voltar-paulinia

Diante de várias indústrias e condomínios que surgiram nos últimos anos no bairro Betel em Paulínia, a região já é considerada por muitos moradores um distrito. A transformação do local em distrito poderá dar à região, hoje com pouco mais de 6 mil habitantes, mais atenção do poder público municipal.

Até 1993, parte do território de Betel pertencia a Campinas, integrando o distrito de Barão Geraldo. O processo de incorporação para Paulínia começou em 1991, quando a Câmara de Deputados de São Paulo aprovou resolução que possibilitou a realização de um plebiscito em Betel sobre a anexação.

O movimento pela incorporação foi apoiado por entidades como o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. O plebiscito foi realizado em agosto de 1993 e 73,5% dos 441 eleitores cadastrados em Betel votaram a favor da entrada de Betel em Paulínia.

Bairro Betel poderá ser distrito de Paulínia

IGREJA DE SÃO PEDRO NO BAIRRO BETEL

Desde então, segundo os moradores mais antigos, muito progresso foi levado para o bairro. Betel é a segunda região mais forte de Paulínia, economicamente, depois da área da Replan. O local abriga um polo de indústrias nas margens das principais avenidas do bairro.

A organização urbana de Betel é centrada em três avenidas principais que dão acessos a todos os bairros. A principal é a Avenida Alexandre Cazelatto, que se inicia na SP-332, passando pelos bairros Alvorada Parque, Moradas de Betel e Parque das Indústrias, e dando acesso ao GreenVille, Porto do Sol, Santa Izabel, Paineiras e Manacás. Ao todo são mais de 20 bairros que compreendem a região.

A Prefeitura de Paulínia informou que no momento não tem nenhum estudo em andamento para transformar o bairro em distrito. De acordo com a Administração, o bairro recebe os serviços públicos como em qualquer outra região da cidade.

O bairro conta com uma unidade básica de saúde, uma escola técnica, uma escola de ensino fundamental, uma creche e Centro de Atendimento SENAI. A Administração garantiu que na questão da segurança, Guarda Municipal e Polícia Militar intensificaram as rondas diárias, e as viaturas ficam em pontos estratégicos.

Entenda o que é um distrito
Os Distritos são territórios em que se subdividem os municípios, e costumam se subdividir em bairros. Os distritos dispõem obrigatoriamente de cartórios de ofícios de registro civil e, nos municípios maiores, podem sediar subprefeituras ou administrações regionais. Os distritos, na legislação brasileira, sucedem as antigas freguesias do Brasil Colônia, ainda presentes na divisão territorial da Constituição Portuguesa.