Cães abandonados são resgatados pela Zoonoses de Monte Mor

seta_voltar

 

Funcionários da Zoonoses de Monte Mor resgataram 5 cães abandonados no Jardim Moreira na tarde de terça-feira (dia 25-ago). Segundo a diretora de Vigilância em Saúde Simoni Pacheco, a zoonoses recebeu denúncia sobre a existência de animais abandonados em uma residência. Os cães estavam sem água e alimento há alguns dias. “Imediatamente encaminhamos uma equipe com técnicos da zoonoses, com apoio da Guarda Civil Municipal, para poder verificar a denúncia. Ao chegar no local foi constatado o abandono e iniciamos o resgate”, explicou Simoni.

Segundo apuração da Zoonoses, a casa estava vazia e o antigo proprietário havia se mudado deixando os animais presos e sem qualquer assistência. Os cães foram resgatados e encaminhados para a Clínica Veterinária de Mairinque, empresa conveniada com a Prefeitura e que presta assistência veterinária a animais com saúde debilitada. Na clínica os cinco cães receberam cuidados, serão castrados e posteriormente, colocados para adoção por meio do programa de posse responsável “Me Leva para Casa”.

O caso de abandono de animais foi registrado na Delegacia da cidade e o crime se enquadra no artigo 164 do código penal, que prevê detenção de 15 dias a seis meses de detenção ou multa e pelo artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê detenção de três meses a um ano e multa. “A investigação cabe a polícia. Importante é que os animais resgatados se encontram em tratamento e em breve serão colocados para adoção por meio do programa de posse responsável”, finalizou Simoni.

Denúncias de maus tratos e abandono podem ser denunciados na Zoonoses de Monte Mor pelo telefone (19) 3979-7070.