Fazenda Florianópolis é doada para a prefeitura de Jaguariúna

seta-voltar-jaguariuna

Fazenda Florianópolis é doada para a prefeitura de JaguariúnaFazenda Florianópolis, local conhecido por ser realizado a primeira reunião para tratar da emancipação política de Jaguariúna (fevereiro de 1952) foi doada para a prefeitura pela empresa Estrutural Construtora. O prefeito Tarcísio Chiavegato recebeu dos diretores da empresa as chaves da casa-sede da Fazenda que fica em uma área de 17 mil metros quadrados.

A doação foi uma contrapartida para a aprovação do empreendimento imobiliário que a construtora vai construir na área, com cerca de 240 mil metros quadrados. Segundo um dos diretores da Estrutural, Edinilson Arioli, o condomínio fechado terá quase 500 lotes de 350 metros quadrados. A expectativa é de estar pronto daqui a um ano e meio, quando será dado início às vendas.

O projeto apresentado pela construtora contempla 64% de área comum, com a presença de mata, lagos e nascentes, e 36% de área residencial. O acesso ao local será por uma avenida com opção para a entrada do condomínio ou para a fazenda.

Fazenda Florianópolis,
Saindo de Jaguariúna, sentido Pedreira, pela rodovia SP-95, é possível avistar o casarão. O local era a sede da antiga Fazenda Florianópolis, de propriedade do Coronel Amâncio Bueno, que possui uma vasta extensão de terras.

Na propriedade, houve diversas formas de cultivo ainda com o trabalho de escravos e, posteriormente, dos imigrantes, predominando o plantio de cereais e café.

Em 1914, com o falecimento do Cel. Amâncio Bueno, coube parte de seus bens aos inúmeros herdeiros, posteriormente a fazenda foi arrematada em um leilão e passou a chamar-se Serrinha.