Nova Escola Municipal é inaugurada em Paulínia

seta-voltar-paulinia

Aconteceu na terça-feira (11 de agosto de 2015) em Paulínia,a inauguração da Escola Municipal (EM) ‘Maria Elisa Brega’, pelo prefeito José Pavan Junior (PSB). A escola vai atender 224 crianças de 4 meses a 4 anos, e é uma parceria da Prefeitura de Paulínia e da Empresa LSL Transportes, Holding da Honda, assinada em 2012 e foi indicação do vereador Zé Coco.

Infraestrutura
O prédio da Escola Municipal (EM) Maria Elisa Brega possui 1.120 metros quadrados de área construída, conta com espaços com acessibilidade, pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros infantis masculino e feminino, playground, anfiteatro, oito salas de atividades infantis, sala para leitura/multiuso e laboratório de informática para atividades internas e externas. Na área Administrativa, o prédio possui recepção, secretaria, sala de professores, sala de diretoria, almoxarifado e sanitários masculino/feminino. Já o Setor de Serviços conta com cozinha, lavanderia, vestiário e sanitário para funcionários.

Participaram do evento a população em geral, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Lucila Alves Rodrigues Pavan, a vice-prefeita, Vanda Maria Camargo dos Santos, os diretores da LSL Transportes, Carlos Magno e Edson Takamune, a diretora Regional de Ensino de Sumaré, Dirceuza Biscola pereira, vereadores do município, secretários e diretores municipais, o pastor José Cosme Filho, o vigário paroquial Glecimar Guilherme da Silva, e os familiares da homenageada: dona Dulsolina da Silva Brega (Tilica), Duvílio Júlio Pastro e Carlos Augusto Freire.

O prefeito destacou ainda a assinatura do contrato das empresas que vão realizar a restauração das escolas “Prefeito José Lozano Araújo”, “Rosa Vassalo Secomandi” e da Creche Betel, da inauguração da Ala da Saúde do Homem no Hospital Municipal de Paulínia (HMP) com entrega em 30 a 40 dias e a inauguração do Centro de Especialidades em 30 a 60 dias, e a regularização fundiária do Jardim Amélia onde 406 famílias e mais de 1.700 pessoas serão beneficiadas.

O diretor Executivo da LSL Transportes, Edson Takamune agradeceu a presença de todos e a confiança depositada pelo prefeito José Pavan Junior para implantar a unidade na cidade. Em 2012, a LSL Transportes assumiu com a Prefeitura de Paulínia o compromisso de construir duas creches, para 224 crianças cada uma. As obras fazem parte de contrapartida oferecida ao município pela doação de terreno de 497 mil metros quadrados para a instalação da empresa no Município. A outra foi entregue dia 10 de maio, no Conjunto Residencial Vida Nova.

Também ficou acordada a geração de aproximadamente 391 empregos, sendo 30% deles destinados aos moradores do Município, que toda a frota de veículos da Unidade Paulínia seja licenciada na cidade, que seja disponibilizado vagas de estágio para unidades de ensino do município e a destinação de parte de suas vagas de empregos a jovens aprendizes, nos termos da legislação municipal vigente, entre outros. Todos os compromissos e benefícios obtidos pela empresa constam na Lei nº 3.263 de 10 de fevereiro de 2012.A secretária de Educação, Regina Helena de Campos Marciano, destacou a importância de se ter mais um serviço educacional para a população.

Homenagem
Maria Elisa Brega nasceu em 8 de junho de 1964, em Campinas, filha de Luiz Brega e dona Dulsolina da Silva Brega (Tilica). Casou com Carlos Augusto Freire. Filha de família tradicional da cidade que remontada à fundação de Paulínia, foi neta de Joaquim Bernardo e Elisa Merks e bisneta da conhecida viúva Merks.

Durante 25 anos, prestou serviços ao Município na área de Educação. Colocou seu trabalho como objetivo principal de vida, sempre buscando incutir os mais nobres valores humanos às crianças, alunos, pais e funcionários, aos quais se dedicava a proporcionar oportunidades de crescimento. Foi professora e diretora escolar e trabalhou no “Projeto Sol João Aranha”, EMEF “Professora Fora Aparecida Toledo Lima”, EMEFM “Vitor Szczepanski e Sousa Silva – Supletivo”, EMEI “José Paulino Nogueira”, EMEI “Carolina Rother Ferraz”, Creche “Maria Aparecida de Mattos Buenos” e EMEF “Maestro Marcelino Pietrobon”. Faleceu em 17 de novembro de 2014.