Primeira Semana da Inclusão promovida pelo Ciaspe em Indaiatuba

A  Semana da Inclusão de Indaiatuba promovida pelo Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe) tem o apoio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, da Câmara Municipal e patrocínio de empresas locais.

O evento será de 28 de agosto a 3 de setembro com atividades diversificadas como paletras e workshops voltadas para profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, bem como à população em geral.

A programação começa na sexta-feira (28), às 13h, no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba, com a solenidade de abertura, uma apresentação de dança com os usuários do Ciaspe e a palestra com o médico geneticista Professor Doutor Zan Mustacchi, uma das maiores autoridades brasileiras em Síndrome de Down. A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de um produto de limpeza.

No sábado (29) acontecerá uma Paella Mineira Inclusiva preparada pelo chef Mauricio Ferracini. O evento, oferece a oportunidade de conhecer o trabalho e as instalações do Ciaspe. Terá apresentação de dança dos usuários e os convites já estão à venda por R$50 (bebidas à parte) na sede do Ciaspe (Rua Ibatinga, 291, no Jardim Umuarama – telefone 3894-5351). Toda a renda obtida será revertida para o custeio das atividades mantidas pela instituição. Crianças de até sete anos não pagam.

No dia 1º de setembro, das 13h às 17h, acontecerão na sede do Ciaspe oficinas esportivas para usuários do Ciaspe e da ABID e das 14h às 17h, uma equipe de participantes das oficinas de culinária do Ciaspe participará de uma aula na sede dos Chefs Especiais, em São Paulo.

No dia 2 de setembro, às 18h30, haverá uma palestra, na sede do Ciaspe, sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual na Escola, com a gestora do Ciaspe Rosa Metzger dos Santos, e uma apresentação de música da escola Cantare, precedida de uma explanação da professora Cecília Vicente Mezzalina da Rocha sobre o trabalho da escola com portadores de deficiência. A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível.

No dia 3 de setembro, às 17h30, terão duas palestras sobre esportes e deficiência no Plenário da Câmara, seguidas da cerimônia de encerramento da semana. A primeira palestra será ‘Interfaces entre esportes e qualidade de vida da pessoa com deficiência’, com o professor Rubens Junior e, a segunda, ‘Superação pelo esporte’, com Dr. Paulo Vinicius Tagliacoso. Ambas são gratuitas, mas pede-se a doação de um pacote (resma) de papel sulfite A-4.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3894-5351. As inscrições para as palestras podem ser realizadas pelo e-mail: [email protected]

O principal objetivo é debater o tema entre os pais, assistidos e também a população. O evento será também uma oportunidade para a troca de experiências e visitas diferentes a instituição. O contato dos assistidos com outros segmentos também será priorizado, como as oficinas de arte, gastronomia e as palestras.