Interditado desde janeiro, Fórum de Nova Odessa tem 90% das ações paradas

seta-voltar-nova-odessa

FInterditado desde janeiro, Fórum de Nova Odessa tem 90% das ações paradasechado desde janeiro deste ano por problemas estruturais, o Fórum de Nova Odessa está com cerca de 9.900 dos 11 mil processos existentes no município. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há casos que ainda aguardam audiências. Um homem preso por suspeita de tráfico teve que ser solto por não existir previsão para a data do julgamento.

O presidente da OAB de Nova Odessa, Alessandre Passos Pimentel, disse que os advogados podem solicitar a liberação do preso por tráfico quando, após três meses, ainda não houve audiência na Justiça.

O prédio do fórum de Nova Odessa está interditado desde o dia 12 de janeiro de 2015 em razão de problemas estruturais, sendo que o atendimento está sendo realizado somente para casos urgentes, em sistema de plantão”, cita documento do Fórum.

Um laudo técnico realizado em dezembro de 2014 apontou riscos de desabamento do prédio, por isso, os atendimentos são realizados, há quase 8 meses, de maneira improvisada em motorhomes e no espaço da Câmara. O número de processos parados aumentou consideravelmente, de 9% para 90% nesse período.

Em dezembro de 2014, um mês antes de fechar, o fórum tinha cerca de 1,3 mil processos que aguardavam andamento. De acordo com o Judiciário, em média, três processos são distribuídos por dia na cidade.

Atualmente, cerca de 700 processos digitais estão com tramitação normalizada, além daqueles considerados mais urgentes como os da Vara da Infância ou com réus presos.

O Tribunal de Justiça afirmou que não há previsão de mudança dos atendimentos do fórum para um novo prédio na cidade e também não informou se há alguma medida emergencial em curto prazo para dar andamentos aos processos.

A Prefeitura de Nova Odessa disse que vai alugar um espaço adequado para funcionar como sede do fórum e que analisa imóveis sugeridos pelo Tribunal de Justiça, não foi informado sobre prazos e qual seria o local do novo Fórum.