Teatro Municipal de Vinhedo terá espetáculo gratuito que conta história do Rio Tietê

seta-voltar-vinhedo

teatro-vinhedo-espetaculo-rio-tieteO grupo teatral Último Tipo chega a Vinhedo para apresentar o espetáculo “Rio que passa lá”, no dia 13 de setembro, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Com entrada gratuita, a peça conta história do Rio Tietê e tem temática ambiental. A apresentação, que acontece às 11h, tem realização da Direção Cultura e do Grupo Último Tipo, e é oferecida pela Mentos (Perfetti Van Melle).

Com temática ambiental, o espetáculo inédito conta, por meio da fantasia teatral, a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades inclusive a capital, percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no Rio Paraná.

É o próprio Rio Tietê que conta sua história, desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta a cidade de São Paulo e segue viagem pelo interior do estado. Nessa aventura ele conhece a cultura de diversas cidades, sofre com o desrespeito com que é tratado nas grandes cidades e se alegra quando volta a ficar limpo e a desempenhar seu papel na natureza.

O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado, além de mostrar também a relação do homem com o meio ambiente, tanto a destruição da mata ciliar e a poluição quanto a preservação em outros locais, em que ele é usado até para pesca e nado.

Além da criação e apresentação do espetáculo, o Grupo Último Tipo realizou a produção de um livro com a história contada na peça, e que é distribuído ao final do espetáculo. As apresentações começam pela cidade de Araraquara e continuam por Matão, Itápolis, Catanduva, Jales, Novo Horizonte, Jaú, Lençóis Paulistas e Ourinhos.
O grupo
O grupo Último Tipo foi criado no ano de 1988 em Goiânia – GO. É integrado por Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito, Velu Carvalho e Sofia Oliveira, atores que confeccionam seu próprio figurino e cenário utilizando materiais recicláveis.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura, e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações: www.direcaocultura.com.br

SERVIÇO

Teatro – Peça “Rio que passa Lá”

Data: 13 de setembro (domingo)

Horário: 11h

Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro

Entrada: gratuita