Aeroporto de Viracopos em Campinas faz 55 anos e realiza exposição

seta-voltar-campinas

Aeroporto de Viracopos em Campinas faz 55 anos e realiza exposição
Terminal aéreo é um dos mais importantes do Brasil e o maior em volume de cargas

Em comemoração aos 55 anos do Aeroporto Internacional de Viracopos, será aberta em Campinas a exposição de fotografias “Um Avião de Personalidades”, de 17 de outubro a 05 de novembro , na Praça Arautos da Paz (ao lado do Taquaral). A mostra é gratuita e ficará ao ar livre.

Um painel, em formato de avião, estampará nas janelas fotos de personalidades mundiais que circularam por Viracopos e marcaram a história do aeroporto em Campinas. Os selecionados foram Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha; a missionária católica Madre Tereza de Calcutá; o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan; a atriz Vivien Leigh (a Scarlet Ohara de “O Vento Levou”); e o Rei do Futebol, Pelé.

A peça, em formato de avião, terá 15 metros de comprimento e 6 metros de altura. As fotos terão altura de 1,5 m de altura e 1 metro de largura. A imagem da aeronave foi impressa em uma lona especial com o contorno de ferro.

Aeroporto de Viracopos em Campinas faz 55 anos e realiza exposição
Supersônico Francês Concorde pousa no Aeroporto de Viracopos em 1971 – Foto: Campinas de Antigamente

História Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos foi fundado na década de 1930 e homologado oficialmente em 19 de outubro de 1960. A área, onde atualmente é o Aeroporto, foi utilizada desde a época dos tropeiros que passavam pela região. Daí surgiram versões a respeito do nome Viracopos, que mais tarde batizou o aeroporto. Uma das mais curiosas é de que a origem do nome é mesmo no sentido literal. Moradores dos arredores e tropeiros se reuniam para bebericar e conversar, ou seja, “virar copos”. A outra é que, após uma festa, houve uma confusão, cujo padre local passou a se referir ao evento como “vira copos”

Atualmente, Viracopos é um dos mais importantes aeroportos do Brasil. Até o final de 2015, a estimativa é de alcançar 10 milhões de passageiros.

Exposição “Um Avião de Personalidades”
Período: 17 de outubro a 5 de novembro
Horário: livre (24 horas em exposição)
Local: Praça Arautos da Paz – Taquaral – Campinas