Itatiba está entre as Melhores Cidades do País

seta-voltar-itatiba

Itatiba está entre as Melhores Cidades do País
Município detém uma série de outros prêmios e boas colocações para qualidade de vida

Itatiba ficou entre as melhores cidades do País na pesquisa ‘As Melhores Cidades do Brasil‘ com população de 50 mil a 200 mil habitantes publicada pela revista IstoÉ. A pesquisa foi realizada pelo Austin Rating, principal empresa de classificação de risco no País.

O município ocupa a 39ª colocação no ranking geral. Dentre os 5.565 municípios brasileiros, Itatiba é a 117ª colocada. A pesquisa teve como objetivo analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. Para tanto, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.

Desde 2012, Itatiba vem colecionando uma série de prêmios e boas colocações em rankings estaduais e nacionais. A cidade, em 2012, recebeu a 3ª colocação no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), o que equivale a dizer que Itatiba é a terceira melhor cidade do Brasil para se viver. No ano seguinte, 2013, Itatiba foi apontada como o 2º melhor município do País em bem-estar urbano pelo IBEU (Índice de Bem-Estar Urbano), um estudo feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Observatório das Metrópoles.

Ainda em 2013, o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil confirmou novamente o crescimento do município. O estudo que oferece um panorama do desenvolvimento humano dos municípios deu para Itatiba o IDHM 2010 de 0,778, colocando a cidade entre os municípios com alto desenvolvimento humano. O IDHM de Itatiba passou de 0,705 em 2000 para 0,778 em 2010. No ranking do Atlas Brasil, Itatiba ocupou a 145ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil.